Lucro do Grupo Zegna cresce 53 percentuais no primeiro semestre de 2025
O Grupo Ermenegildo Zegna registrou um lucro de 47,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 53 por cento em relação aos 31,3 milhões de euros do primeiro semestre de 2024. O Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) retificado foi de 68,7 milhões de euros, em comparação com os 80,9 milhões de euros do primeiro semestre de 2024, enquanto o faturamento foi de 927,7 milhões de euros, com uma variação de -3,4 percentuais na base anual e de -2 por cento na base orgânica. Significativo o desempenho do canal direto ao consumidor, que registrou um crescimento de 6 percentuais na base orgânica.
Resultados demonstram a força da visão estratégica do grupo
"Os resultados do primeiro semestre de 2025 demonstram a força da nossa visão estratégica de fortalecer o canal direto ao consumidor e de elevar a eficiência operacional das lojas das nossas três marcas, enquanto continuamos a investir com determinação em projetos estratégicos que alimentam as nossas ambições de crescimento a longo prazo", comentou o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês), Ermenegildo "Gildo" Zegna, em comunicado divulgado hoje, cinco de setembro. "Nesse contexto, estamos satisfeitos com os resultados operacionais registrados pelo segmento Zegna, onde o sólido desempenho operacional e uma execução disciplinada levaram a uma melhora na margem de Ebitda retificado de 150 pontos percentuais. Essa solidez contribuiu para mitigar o impacto negativo sobre o lucro operacional derivado da transformação estratégica em curso na Thom Browne e na Tom Ford Fashion".
"Graças à força da nossa rede de fornecedores, à autenticidade das nossas marcas e, sobretudo, à clareza da nossa visão e ao talento da nossa equipe, permanecemos firmemente orientados para o alcance das metas estabelecidas para 2027, apesar dos desafios do setor e das pressões cambiais", acrescentou o CEO.
Conforme destacado pela administração no comunicado, o Ebitda retificado do segmento Zegna foi de 94,4 milhões de euros, com uma margem de Ebitda retificado de 14,3 por cento, em comparação com os 12,8 percentuais do primeiro semestre de 2024. O Ebitda retificado do segmento Thom Browne foi de 4,5 milhões de euros, com uma margem de Ebitda retificado de 3,5 por cento, em comparação com os 12,1 percentuais do primeiro semestre de 2024. O Ebitda retificado do segmento Tom Ford Fashion foi negativo em 19,4 milhões de euros, em comparação com um valor negativo de 11,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2024.
No primeiro semestre de 2025, o fluxo de caixa livre foi negativo em 23,1 milhões de euros, em comparação com um valor negativo de 6,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2024. A maior absorção no primeiro semestre de 2025 deveu-se principalmente à menor geração de fluxo de caixa proveniente das atividades operacionais. O endividamento financeiro líquido é de 92,1 milhões de euros em 30 de junho de 2025, substancialmente em linha com 31 de dezembro de 2024.
O compromisso com a rastreabilidade
A empresa investe há tempos na sua rede de fornecedores, na sua sustentabilidade e na rastreabilidade. Em detalhes, o caminho da empresa rumo à rastreabilidade nasceu na Oasi Zegna, o território natural de 100 quilômetros quadrados na paisagem dos Alpes italianos. Com uma extensão equivalente a 30 vezes a do Central Park de Nova York, a Oasi Zegna reúne os valores do fundador do grupo, que cultivou o seu sonho de um futuro melhor trabalhando em harmonia com a natureza, as indústrias e as comunidades locais.
Seguindo o exemplo do fundador, a empresa comprometeu-se a tornar as fibras Oasi Cashmere e Oasi Lino completamente rastreáveis e certificadas a partir de 2024.
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