LuxExperience coloca 700 empregos em risco com plano de consolidação de várias divisões
A LuxExperience, grupo multimarcas formado após a aquisição da Yoox Net-a-Porter (YNAP) pela Mytheresa, anunciou que 700 empregos podem estar em risco devido aos seus planos de fundir as estruturas operacionais e administrativas das marcas da YNAP.
Em um comunicado de imprensa, a empresa anunciou que determinadas estruturas dentro do segmento de luxo, compreendendo a Net-a-Porter e a Mr Porter, bem como o segmento off-price, com a Yoox e a The Outnet na Itália, no Reino Unido, nos Estados Unidos e em outras áreas, serão consolidadas.
A LuxExperience observou que a mudança resultará em uma “redução parcial da força de trabalho em vários locais” e poderá impactar funcionários nas jurisdições mencionadas.
A decisão de reunir os diversos departamentos surge enquanto a LuxExperience busca eficiência e melhorias estruturais sob um modelo de negócios simplificado, utilizando infraestrutura compartilhada.
De sua perspectiva, a LuxExperience prevê que as antigas marcas da YNAP “recuperem o crescimento e a força financeira após anos de declínio” sob o plano de transformação mais amplo, para o qual as reduções de pessoal foram consideradas “críticas”.
A empresa destacou que mantém o compromisso com a Itália e o Reino Unido como sedes de suas marcas de lojas, com a primeira continuando a servir como centro operacional da própria LuxExperience e sede da Yoox O Reino Unido, por sua vez, continuará sendo o local das sedes da Net-a-porter, Mr Porter e The Outnet.
Além disso, reconheceu o impacto das ações propostas, observando que está comprometida em apoiar os funcionários impactados por meio de “soluções responsáveis e construtivas” .“Todas as partes interessadas relevantes e representantes dos funcionários estão sendo notificados de acordo com os regulamentos aplicáveis”, continuou a empresa.
A LuxExperience foi formada após a varejista online alemã Mytheresa adquirir o grupo YNAP em abril de 2025. Embora a fusão das empresas pretenda criar uma “líder indiscutível em luxo digital global”, ela continua enfrentando um mercado de luxo desafiador, com demanda decrescente e concorrência acirrada.
Para mitigar o impacto, o grupo já realizou uma reestruturação da gestão da YNAP em toda a empresa. Também planeja fazer “investimentos significativos em crescimento futuro por meio de mais foco no cliente, gastos com marketing, bem como aumento dos orçamentos de compras”.
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