Mango firma parceria com a TextileGenesis para rastrear sua cadeia de suprimentos
Madri – A empresa holandesa TextileGenesis, especializada em soluções de rastreabilidade para empresas das indústrias têxtil e de moda, acaba de anunciar sua parceria com a multinacional de moda espanhola Mango. A colaboração, iniciada em 2023, agora se expande com a adoção, pela empresa da família Andic, de ferramentas da TextileGenesis que serão utilizadas para rastrear e trazer transparência à sua cadeia de suprimentos.
Fundada em 2018 pelo empreendedor indiano Amit Gautam, ex-diretor da multinacional austríaca Lenzing, especializada na produção de fibras sustentáveis, e já reconhecida no “Global Change Award” de 2020 da Fundação H&M, a TextileGenesis, controlada pela empresa francesa Lectra desde o final de 2022, oferece uma plataforma completa de soluções SaaS (Software como Serviço, na sigla em inglês). Essa plataforma permite que marcas de moda e fabricantes de têxteis sustentáveis tenham uma rastreabilidade digitalizada — que eles garantem ser confiável, segura e completa — de toda a sua cadeia de valor. Desde a origem das fibras até a chegada das peças ao consumidor, as ferramentas ajudam a autenticar ambos os extremos da cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que identificam para as marcas de têxteis, couro e calçados potenciais riscos legais e de conformidade com os padrões dentro de seu próprio sistema de valor.
Como parte de seus crescentes compromissos e objetivos em matéria de transparência e rastreabilidade, a Mango começou a testar as soluções da TextileGenesis em 2023. Desde então, a empresa espanhola conseguiu rastrear, segundo a empresa holandesa, mais de seis mil toneladas de fibras sustentáveis e mais de 40 milhões de unidades de produtos acabados ao longo de toda a sua cadeia de valor, graças às soluções SaaS da TextileGenesis. A plataforma também permitiu que a Mango integrasse e envolvesse mais de mil fornecedores de sua cadeia de suprimentos, de 23 países, proporcionando à empresa espanhola uma visibilidade sobre sua cadeia de valor que vai muito além das fibras certificadas, incluindo a rastreabilidade de materiais convencionais, couro e calçados. Com base nesses avanços, a empresa agora dá um passo adiante, formalizando sua parceria com a TextileGenesis.
“A necessidade de ter uma cadeia de suprimentos transparente nunca foi tão urgente, impulsionada por um aumento nas regulamentações e pelas crescentes expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade e às práticas éticas”, afirma a TextileGenesis em nota. Diante desse cenário, acrescenta Amit Guatam, fundador e CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) da empresa, “alcançar tal transparência representa um desafio significativo para marcas como a Mango, dada a complexidade de suas cadeias de suprimentos globais”, pois “garantir uma rastreabilidade precisa exige uma solução avançada, capaz de fornecer informações detalhadas e dados verificáveis em cada etapa da produção”. Diante desses desafios, “temos o prazer de ajudar a Mango a atingir seus objetivos de sustentabilidade”, conclui Guatam, “através da adoção da rastreabilidade e da criação de uma cadeia de valor transparente”.
A resposta da Mango ao desafio da rastreabilidade
Com sua aliança com a TextileGenesis e a implementação de suas soluções, a Mango está conseguindo responder ao crescente desafio da rastreabilidade. Um caminho cheio de obstáculos, mas que oferece grande potencial de crescimento, e que a multinacional espanhola buscará agora destravar, utilizando um pacote de soluções abrangentes de rastreabilidade da empresa holandesa.
Conforme detalhado, após alcançar uma série de “marcos importantes” durante a fase inicial da colaboração iniciada em 2023 e demonstrar o “impacto” que as soluções da TextileGenesis poderiam ter nos objetivos de rastreabilidade e transparência da Mango, a empresa espanhola implementará um conjunto completo de ferramentas digitais da TextileGenesis. Entre as soluções, destacam-se o módulo “Fiber-to-Retail”, para a rastreabilidade de fibras sustentáveis certificadas, e o novo módulo “Supply Chain Discovery”, que permite realizar um processo de rastreabilidade reversa, do produto final até a origem dos materiais.
“A Mango está totalmente comprometida com a transparência em toda a sua cadeia de suprimentos e deseja ir além; e é aí que entra a TextileGenesis”, enfatizam da empresa holandesa. “Essa colaboração reforça o compromisso da Mango em construir uma cadeia de valor transparente”, ao mesmo tempo que “posiciona a empresa como líder na preparação para as futuras regulamentações e para as expectativas em constante evolução dos consumidores em todo o mundo”.
- A Mango formalizou uma aliança com a TextileGenesis para aprimorar a rastreabilidade e a transparência de sua cadeia de suprimentos, um passo fundamental diante das crescentes exigências regulatórias de sustentabilidade e das expectativas dos consumidores.
- Durante a fase piloto, iniciada em 2023, a Mango conseguiu rastrear mais de 6.000 toneladas de fibras sustentáveis e 40 milhões de unidades de produtos, envolvendo mais de 1.000 fornecedores de 23 países.
- A parceria levará à implementação, pela Mango, de módulos avançados da TextileGenesis, como o "Fiber-to-Retail" e o "Supply Chain Discovery", que proporcionarão uma visibilidade completa de sua cadeia de valor, desde a origem das fibras até o consumidor final.
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