• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Moda praia movimenta mais de 13,6 milhões de reais em evento no NE

Moda praia movimenta mais de 13,6 milhões de reais em evento no NE

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

Negócios

Desfile ao por do sol Credits: Luana Tayze/ Sebrae RN

De 19 a 22 de agosto o programa Exporta Mais Brasil teve mais uma rodada de negócios, desta vez em Natal (RN). O programa, da ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - contou com 423 reuniões entre 39 produtoras nacionais, de 17 estado brasileiros e 13 compradores estrangeiros, de 9 países (África do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Japão, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia e Uruguai). Os encontros movimentaram mais de 13,6 milhões de reais em negócios para o segmento de moda praia. O evento ocorreu por meio da parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte, o Sebrae RN, a FIERN - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte e a Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

Diálogos sobre a exportação reuniu interessados Credits: Carmen Felix/Assecom RN

Diálogos sobre Exportação 

Durante os Diálogos Exporta Mais Brasil, realizados em Natal para marcar a abertura da rodada no estado potiguar, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que a gestão da governadora Fátima Bezerra tem contribuído para elevar as exportações no RN, que em 2023 se aproximaram dos 800 milhões de dólares. Ainda assim, a participação do estado nas vendas brasileiras ao mercado externo corresponde a apenas 0,43 por cento do total.  

Também presente nos Diálogos, a governadora do estado apontou, de acordo com o release de divulgação, que aquele não era apenas um evento de negócios, mas “a concretização de uma visão de futuro que valoriza nossas potencialidades regionais”. Segundo a governadora o Exporta Mais Brasil insere o estado como protagonista do comércio exterior para além do eixo Sudeste, chegando ao “chão do Nordeste” e permitindo que os compradores internacionais vejam de perto a potencialidade potiguar.

Visita a showroom Credits: Tiago Lima/Sebrae RN

Bons negócios 

Das 39 empresas que participaram da rodada, 38 são comandadas por mulheres, evidenciando a relevância da liderança feminina no setor. Uma delas foi a Ondas Kids, de Pernambuco, que possui uma linha licenciada do desenho animado infantil Mundo Bita. “Viemos para essa rodada porque vimos grandes oportunidade para negócios e para mostrar o ‘Mundo Bita’ para todo o mundo. A gente já conversou com quatro países, entre eles Rússia e Estados Unidos, e estamos encantadas com o que estamos vendo”, enfatizou a CEO da empresa, Clea Jaci no mesmo informativo. 

À frente de uma marca que leva seu nome, o empresário do Rio Grande do Norte George Azevedo contou que foi sua primeira experiência em rodadas de negócios internacionais. “Confesso que estou bem satisfeito com a aceitação da minha marca, que é genuinamente potiguar. Nela temos, por exemplo, essa coleção especial chamada ‘Praieira’, que retrata alguns elementos do nosso litoral com peças pintadas a mão - temos duas coleções pintadas assim, de maneira mais exclusiva. Estou bem empolgado e acredito que vêm bons negócios por aí. Viva a moda do Rio Grande do Norte!”, comemorou Azevedo no informe.

Entre os compradores internacionais da rodada estava a CEO do marketplace português Fio d’Água, Teresa Brito. Ela disse que aceitou o convite para participar em busca de novas marcas e, especialmente, em busca de peças de alta qualidade. “Encontrei marcas muito interessantes e foi, sem dúvida, muito produtivo. Foi combinado com várias delas a produção em parceria”, destacou no release a compradora, acrescentando que esse projeto inovador é uma forma de “casar” o Brasil com Portugal. 

Além de se reunirem com as 39 empresas brasileiras, os 13 representantes de importadoras, distribuidoras, lojas, boutiques e marketplaces estrangeiros conheceram as instalações da Matersol, da Fio a Fio e da Areia Dourada, produtoras potiguares que participaram das rodadas de negócios. Os compradores assistiram a um desfile de moda ao pôr do sol, no final da tarde do dia 20, em que as marcas participantes puderam apresentar algumas de suas coleções. 

Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil já completou 22 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos.

 

Visita a uma boutique Credits: Tiago Lima/Sebrae RN
APexBrasil
exportacão
Exporta Mais Brasil
FIERN
Moda Praia
Sebrae RN