Moda praia movimenta mais de 13,6 milhões de reais em evento no NE
loading...
De 19 a 22 de agosto o programa Exporta Mais Brasil teve mais uma rodada de negócios, desta vez em Natal (RN). O programa, da ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - contou com 423 reuniões entre 39 produtoras nacionais, de 17 estado brasileiros e 13 compradores estrangeiros, de 9 países (África do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Japão, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia e Uruguai). Os encontros movimentaram mais de 13,6 milhões de reais em negócios para o segmento de moda praia. O evento ocorreu por meio da parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte, o Sebrae RN, a FIERN - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte e a Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.
Diálogos sobre Exportação
Durante os Diálogos Exporta Mais Brasil, realizados em Natal para marcar a abertura da rodada no estado potiguar, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que a gestão da governadora Fátima Bezerra tem contribuído para elevar as exportações no RN, que em 2023 se aproximaram dos 800 milhões de dólares. Ainda assim, a participação do estado nas vendas brasileiras ao mercado externo corresponde a apenas 0,43 por cento do total.
Também presente nos Diálogos, a governadora do estado apontou, de acordo com o release de divulgação, que aquele não era apenas um evento de negócios, mas “a concretização de uma visão de futuro que valoriza nossas potencialidades regionais”. Segundo a governadora o Exporta Mais Brasil insere o estado como protagonista do comércio exterior para além do eixo Sudeste, chegando ao “chão do Nordeste” e permitindo que os compradores internacionais vejam de perto a potencialidade potiguar.
Bons negócios
Das 39 empresas que participaram da rodada, 38 são comandadas por mulheres, evidenciando a relevância da liderança feminina no setor. Uma delas foi a Ondas Kids, de Pernambuco, que possui uma linha licenciada do desenho animado infantil Mundo Bita. “Viemos para essa rodada porque vimos grandes oportunidade para negócios e para mostrar o ‘Mundo Bita’ para todo o mundo. A gente já conversou com quatro países, entre eles Rússia e Estados Unidos, e estamos encantadas com o que estamos vendo”, enfatizou a CEO da empresa, Clea Jaci no mesmo informativo.
À frente de uma marca que leva seu nome, o empresário do Rio Grande do Norte George Azevedo contou que foi sua primeira experiência em rodadas de negócios internacionais. “Confesso que estou bem satisfeito com a aceitação da minha marca, que é genuinamente potiguar. Nela temos, por exemplo, essa coleção especial chamada ‘Praieira’, que retrata alguns elementos do nosso litoral com peças pintadas a mão - temos duas coleções pintadas assim, de maneira mais exclusiva. Estou bem empolgado e acredito que vêm bons negócios por aí. Viva a moda do Rio Grande do Norte!”, comemorou Azevedo no informe.
Entre os compradores internacionais da rodada estava a CEO do marketplace português Fio d’Água, Teresa Brito. Ela disse que aceitou o convite para participar em busca de novas marcas e, especialmente, em busca de peças de alta qualidade. “Encontrei marcas muito interessantes e foi, sem dúvida, muito produtivo. Foi combinado com várias delas a produção em parceria”, destacou no release a compradora, acrescentando que esse projeto inovador é uma forma de “casar” o Brasil com Portugal.
Além de se reunirem com as 39 empresas brasileiras, os 13 representantes de importadoras, distribuidoras, lojas, boutiques e marketplaces estrangeiros conheceram as instalações da Matersol, da Fio a Fio e da Areia Dourada, produtoras potiguares que participaram das rodadas de negócios. Os compradores assistiram a um desfile de moda ao pôr do sol, no final da tarde do dia 20, em que as marcas participantes puderam apresentar algumas de suas coleções.
Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil já completou 22 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos.