Mulberry garante 20 milhões de libras em captação de recursos com queda nas vendas
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A Mulberry confirmou uma captação de recursos e Oferta de Varejo de 20 milhões de libras, enquanto as vendas da marca britânica de acessórios continuaram a cair no ano fiscal de 2025. A empresa realizou a captação por meio de assinaturas de 20 milhões de novas notas de empréstimo conversíveis de uma libra cada, apoiadas por seus dois principais acionistas, Chalice Limited e Frasers Group.
A captação de recursos pretende apoiar investimentos direcionados para acelerar o crescimento futuro, disse a Mulberry em um documento regulatório, enquanto também ajuda a marca a atingir suas metas financeiras de médio prazo estabelecidas. Para promover essa missão, a Mulberry também está buscando uma Oferta de Varejo separada, cuja assinatura completa levantaria 1,2 milhão de libras adicionais para a empresa.
O anúncio da captação de recursos ocorre enquanto a Mulberry continua a exibir sinais de turbulência financeira. No ano até 29 de março de 2025, o grupo relatou uma queda de 21 por cento na receita para 120,4 milhões de libras, "refletindo as condições macroeconômicas desafiadoras". Enquanto o varejo norte-americano teve uma queda mais marginal de um por cento, a receita de varejo e digital no Reino Unido caiu 20 por cento, em grande parte devido às pressões inflacionárias e à incerteza entre os consumidores.
As perdas também aumentaram no período, passando de 22,6 milhões de libras no ano passado para 23,7 milhões de libras. A margem bruta da Mulberry, por sua vez, diminuiu de 70,1 por cento para 66,8 por cento, "impulsionada pela otimização de estoque no ano fiscal de 2025", que envolveu atividades promocionais, de remarcação e de atacado.
James France, da Frasers, junta-se ao conselho da Mulberry
A Mulberry continua avançando com sua estratégia de recuperação "De Volta ao Espírito Mulberry", anunciada pela primeira vez em janeiro. Por meio disso, pretende restaurar a lucratividade simplificando e realinhando a marca. Esses esforços já tomaram forma no fechamento de doze lojas "prejudiciais" na Ásia, colocando o foco de volta no Reino Unido e nos Estados Unidos, e na expansão internacional direcionada por meio de parcerias e acordos comerciais com empresas como Liberty, Nordstrom, Flannels e a australiana David Jones.
Para fortalecer sua equipe de liderança, que também passou por uma reestruturação, a empresa nomeou James France para o conselho como diretor não executivo. France atualmente atua na equipe de liderança do Frasers Group, que detém uma participação de 37,1 por cento na Mulberry. Sua nomeação, portanto, reflete um acordo de relacionamento entre Mulberry e Frasers.
Olhando para o ano fiscal de 2026, a Mulberry disse que o atual ano comercial está "em linha" com as expectativas, com as nove semanas encerradas em primeiro de junho apresentando uma queda de 18 por cento em relação ao ano anterior em todos os departamentos. A empresa observou que continuaria "otimizando seu portfólio de lojas", um processo que deve gerar uma melhoria de dois milhões de libras no Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) subjacente.
Em um comunicado, a CEO (diretora executiva, na sigla em inglês) da Mulberry, Andrea Baldo, disse que a injeção adicional de capital de ambos os principais acionistas "nos permitirá continuar avançando com rapidez – investindo em produtos, crescimento digital e internacional para gerar valor a longo prazo". Baldo continuou: "Embora o ambiente externo permaneça desafiador, estamos entusiasmados com as oportunidades futuras e permanecemos focados em restaurar a lucratividade e atingir nossas metas de médio prazo de mais de 200 milhões de libras em receita anual e uma margem de Ebitda ajustada de 15 por cento."
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- A Mulberry confirmou uma captação de recursos e Oferta de Varejo de 20 milhões de libras devido à queda nas vendas no ano fiscal de 2025.
- A captação de recursos visa apoiar investimentos para acelerar o crescimento e atingir metas financeiras, enquanto a empresa busca uma Oferta de Varejo adicional.
- A Mulberry está implementando uma estratégia de recuperação, fechando lojas na Ásia e fortalecendo sua equipe de liderança com a nomeação de James France.