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Negociações de fusão entre a Arezzo&Co e Grupo Soma elevam as ações de ambas as empresas

By Marta De Divitiis

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Negócios

Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co Credits: Lu Prezia

Ontem (31) alguns veículos voltados para a economia e finanças divulgaram rumores de uma possível fusão entre a Arezzo&Co e o Grupo Soma. Juntos, os dois gigantes da moda, de acordo com especialistas citados no jornal O Estado de S. Paulo, somariam valor superior a 11 bilhões de reais. A informação partiu do site Neofeed e logo ganhou os demais veículos de informação, assim como se tornou o assunto mais discutido entre os grupos de moda nas redes sociais. Desde 2021 a Arezzo&Co demonstrava interesse nessa união.

Frente às especulações, ambas as empresas divulgaram fato relevante a respeito. A Arezzo&Co enviou, no fim da tarde, o comunicado dizendo que a companhia está em entendimentos com o Grupo Soma sendo que ambos estão avaliando a unificação das bases acionárias. O Grupo Soma confirma as conversas em andamento da possível associação. De acordo com os informes, Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co seria o CEO da companhia combinada enquanto Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma, permaneceria à frente do comando das marcas sob gestão do Grupo Soma ou, como foi anunciado no aviso da Arezzo, CEO da business unit de vestuário feminino. Ambos os fatos relevantes garantem que "não há qualquer documento vinculante firmado entre as companhias", deixando claro que a operação pode não ser realizada.

Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma Credits: cortesia Grupo Soma

Movimento segue tendência mundial de reestruturação

Logo após a divulgação das notícias a respeito da possível fusão, as ações das duas companhias subiram. As da Arezzo&Co mais de 12 por cento e as do Grupo Soma, mais de 16 por cento, segundo o jornal O Estado de São Paulo. Vale lembrar que no terceiro trimestre de 2023 o Grupo Soma teve um lucro líquido de 96 milhões de reais e a Arezzo&Co um lucro líquido de 107 milhões de reais. Enquanto a Arezzo&Co detém as marcas Arezzo; Brizza; Alexandre Birman; Anacapri; Alme; Vans: Troc; Baw Clohting: Vicenza; Paris Texas e Reserva, o Grupo Soma conta com a Animale; Farm; Fábula; Foxton; Cris Barros; Off Premium; Maria Filó; NV; Hering e Dzarm.

Luciane Robic diretora de marketing do IBModa - Instituto Brasileiro de Moda, falou a respeito, com exclusividade para o FashionUnited. Disse ela:"a fusão entre o Grupo Soma e a Arezzo faz parte de uma tendência mundial de formação de grandes grupos de marcas. A complementaridade do portfólio de marcas é um dos impactos que deve surgir a partir dessa fusão. Outro impacto esperado será a otimização em sua governança, os dois grupos juntos terão uma consistência no processo produtivo e de distribuição,”disse.

A diretora de marketing complementa: "frente ao mercado financeiro a Arezzo &Co poderá incorporar os resultados conquistados nas áreas de ESG e inovação do Grupo Soma. Sob a ótica geral, para o sistema moda, o impacto poderá ser forte em um primeiro momento, mas positivo a longo prazo: essa fusão aumentará seu poder de negociação principalmente em duas frentes, nos setores produtivo e varejista, que poderão ver como uma grande oportunidade fornecer seus serviços e produtos ao grupo, mas que com certeza para isso deverão investir na sua profissionalização e isso será um grande desafio”, conclui.

Alexandre Birman
Arezzo&Co
Grupo Soma
Roberto Jatahy