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Nike aumenta preços nas principais categorias enquanto plano de recuperação do CEO Hill se aproxima de um ano

By DPA

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Loja da Nike Créditos: Nike

Ao longo do último ano, a Nike Inc. aumentou os preços de todas as suas linhas de calçados, vestuário e equipamentos como parte do plano de recuperação do CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Elliott Hill e em resposta às crescentes tarifas internacionais sobre produtos fabricados na Ásia.

Os preços dos calçados aumentaram 17 por cento, os do vestuário 14 percentuais e os de equipamentos e produtos de proteção 18 por cento em aproximadamente 3.300 SKUs entre setembro de 2024 e setembro de 2025, de acordo com a DataWeave.

Os aumentos de preços começaram a acelerar no início de 2025, com os calçados registrando aumentos de dois dígitos e os acessórios e equipamentos de proteção subindo mais de 10 por cento em janeiro.

Segundo o CEO da DataWeave, Karthik Bettadapura, "este movimento ascendente consistente indica que a Nike está confiando no seu poder de precificação em suas principais categorias de desempenho, mesmo enquanto pressões externas como tarifas e mudanças de canal comprimem as margens."

Para preservar o valor da marca, a estratégia da empresa parece estar centrada em promover seletivamente certos produtos, mantendo a disciplina de preços para suas ofertas mais fortes.

O último trimestre da Nike revelou um crescimento inesperado após uma queda acentuada nas vendas em 2024, indicando um sucesso inicial na estratégia de recuperação de Hill.

A Nike, no entanto, emitiu um alerta sobre a fraca demanda de fim de ano e a estimativa de 1,5 bilhão de dólares em tarifas que reduziriam a margem bruta da empresa em 1,2 pontos percentuais no ano fiscal de 2026.

A Nike também tem antecipado importações para mitigar os efeitos das tarifas; segundo dados da Panjiva, a maior parte de sua rede de suprimentos de 2025 é composta por remessas da China, Vietnã e Indonésia.

Os aumentos de preços são vistos por alguns analistas como uma tática proposital de proteção de margem, enquanto outros, como o ex-CEO do Walmart, Bill Simon, questionaram se eles refletem com precisão os custos das tarifas.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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