Outlets crescem no Brasil e ampliam acesso a grandes marcas do varejo
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O segmento de outlets segue em expansão no Brasil e se consolida como um canal estratégico para o varejo. Dados da Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers apontam crescimento de 4,6 por cento no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. A área bruta locável (ABL) também avançou em 2024, alcançando 346 mil m2, alta de 24 percentuais frente ao ano anterior.
O modelo, antes restrito a coleções antigas ou marcas populares, hoje reúne grifes reconhecidas que veem nos outlets uma forma de fortalecer a presença no mercado, ampliar o relacionamento com o consumidor e escoar estoques com estratégias que vão além das liquidações em lojas tradicionais.
Marcas premium com grandes descontos
Para o público, os outlets representam a oportunidade de adquirir produtos de alta qualidade por valores mais acessíveis, com descontos médios entre 30 e 70 por cento. Os empreendimentos oferecem ainda estrutura de shopping, com gastronomia, lazer e conforto.
“O consumidor vem atraído pela oferta, mas muitas vezes leva produtos premium, inclusive de coleções recentes. As marcas de desejo são decisivas para esse comportamento, porque aumentam o ticket médio das compras e fortalecem a experiência de quem visita o outlet”, explica o superintendente do City Center Outlet Premium, em Campo Largo, (PR), Rodrigo Alvim num comunicado.
O empreendimento é o único do Paraná e conta com marcas renomadas como Boss, Lacoste, Tommy Hilfiger, Nike, Adidas e The North Face. O modelo de negócio é inspirado nos outlets americanos, em grandes áreas abertas e térreas, privilegiando a iluminação natural. A localização estratégica, a 25 km da capital, faz dos moradores de Curitiba a maioria entre os frequentadores, seguidos por clientes de Campo Largo e de outros municípios da região metropolitana, além de Ponta Grossa, Londrina e Maringá. “O outlet não é uma visita de impulso. O cliente organiza a vinda e transforma a experiência em um passeio. Isso mostra que não estamos falando apenas de consumo, mas de um programa de lazer, que conecta a compra ao convívio em família e com amigos”, acrescenta Alvim.
Crescimento constante
Em menos de três anos de operação, o City Center Outlet Premium registra crescimento superior a 10 por cento no fluxo de visitantes e de 15 percentuais em vendas em comparação com os resultados de 2024. O desempenho também foi impulsionado pela alta na cotação do dólar, reforçando o papel do empreendimento como vitrine de marcas internacionais e destino de compras acessíveis.
“Nosso público é exigente e busca qualidade com preço justo. Estar em um outlet é cada vez mais uma estratégia para oferecer ao consumidor produtos reconhecidos, com descontos atrativos, dentro de um ambiente planejado para toda a família”, completa a gerente de marketing do empreendimento, Fernanda Hickson, no mesmo comunicado.
Localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o City Center Outlet Premium é o primeiro e único outlet do Paraná e um dos maiores do Brasil, com mais de 100 lojas em 74 mil m² de área construída. . Segue um conceito americano e atende Curitiba e outras 30 cidades da região. É administrado pelo Grupo Tacla Shopping, que possui outros 11 shoppings nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
- O segmento de outlets no Brasil está em expansão, com crescimento de 4,6% no primeiro trimestre de 2025 e aumento da área bruta locável.
- Outlets oferecem produtos de alta qualidade com descontos significativos, atraindo consumidores que buscam marcas premium a preços mais acessíveis.
- O City Center Outlet Premium no Paraná destaca-se pelo crescimento no fluxo de visitantes e vendas, impulsionado pela oferta de marcas internacionais e experiência de lazer.