Participação brasileira na Micam Milano deve gerar mais de U$16 milhões em exportações de calçados
loading...
A 99ª edição da Micam Milano, feira com mais de 900 expositores, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de fevereiro em Milão (Itália) gerou bons resultados para as empresas brasileiras que participaram. As marcas foram apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de auxílio às exportações do setor mantido pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados em parceria com a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
A coordenadora de negócios da Abicalçados, Paola Pontin, acompanhou os expositores brasileiros. “No total, foram mais de 900 contatos com compradores de todo o mundo, em especial da Europa, Ásia e Oriente Médio. Desses, metade dos contatos foram inéditos. Então, a Micam Milano, mais uma vez, cumpriu o seu propósito de, mais do que negócios, gerar conexão da indústria brasileira com o mercado internacional”, avalia a coordenadora no release de divulgação, destacando que as empresas que fizeram contatos pré-feira, convidando clientes e visitantes, obtiveram melhores performances.
Paola revela que, apesar do momento econômico conturbado pelo qual passa a Europa e o Oriente Médio, locais de onde vem o maior volume de visitantes da Micam Milano, os negócios aconteceram. O relatório da Abicalçados aponta que, in loco, foram comercializados 238,65 mil pares de calçados, que geraram mais de US$ 4,72 milhões. Já somando as expectativas de negócios que ficaram alinhavados no evento, visto que a maioria deles acontece no pós-feira, as vendas chegam a 1,15 milhão de pares por US$ 16,86 milhões. Outro ponto destacado por Paola é que, mais uma vez, o Brasil contou com a terceira maior delegação internacional no evento, mostrando a potência do calçado brasileiro produzido pela maior indústria do setor fora da Ásia.
Além de negócios e contatos, a feira de calçados contou com desfiles durante seus três dias de realização, com participação de marcas brasileiras.
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas.
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a entidade, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, aproximadamente 300 mil pessoas. Seu objetivo é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
- A Micam Milano 2024 gerou mais de 4,7 milhões de dólares em vendas diretas de calçados brasileiros, com projeções de alcançar 16,86 milhões de dólares, considerando as negociações pós-feira.
- O evento contou com mais de 900 contatos comerciais, metade deles inéditos, conectando empresas brasileiras com compradores da Europa, Ásia e Oriente Médio.
- O Brasil se destacou como a terceira maior delegação internacional na Micam Milano, demonstrando a força da indústria calçadista brasileira no mercado global.