• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Piccadilly implementa software de gestão visando ampliar a produtividade

Piccadilly implementa software de gestão visando ampliar a produtividade

Medida visa escalar negócios com expectativa de faturamento de pelo menos um bilhão de reais até 2028
By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more
Negócios
Planta industrial PIccadilly em Rolante (RS) Credits: cortesia PIccadilly

Em um momento estratégico de transformação e reposicionamento no mercado, a Piccadilly, uma das maiores fabricantes de calçados femininos do Brasil, deu início a um projeto robusto de modernização de sua operação com a implantação do software de gestão (SAP S/4HANA for Fashion).

A iniciativa foi conduzida em parceria com a Ábaco Consulting, consultora de negócios focada em gestão, que é parceira da SAP e uma das maiores consultorias especializadas no segmento Têxtil, Vestuário e Calçadista. A empresa, que tem um portfólio forte de clientes no setor e conhecimentos sólidos dos processos e dos desafios de implementação nesta indústria, dará base para a empresa calçadista padronizar processos, melhorar a governança de dados e se preparar para um crescimento sustentável nos próximos anos.

A medida marca uma virada tecnológica importante na história da companhia, que busca reforçar sua competitividade e capacidade de adaptação às novas demandas do varejo de moda. Com esse projeto somado a outras iniciativas de negócio, a expectativa da empresa é alcançar um faturamento de 1 bilhão de reais até 2028, saltando de uma produção atual de 8 milhões de calçados para 12,8 milhões.

Estratégia de transformação

A decisão de adotar o software específico para o mercado de moda surgiu a partir da necessidade de consolidar informações e integrar áreas como finanças, logística, controladoria, planejamento e vendas. “Temos como meta uma transformação estrutural que vai além da tecnologia. Queremos criar uma base sólida para tomada de decisões mais ágeis e inteligentes, com dados confiáveis e processos integrados. Neste processo, o apoio da Ábaco, que é especializada neste mercado e detém aceleradores, nos apoiará com suas melhores práticas e promoverá resultados a curto prazo”, afirma Jefferson de Melo Carvalho Júnior, especialista em processos e projetos da Piccadilly, num comunicado à imprensa.

Temas críticos do negócio, como a customização, além de ajustes no modelo de operação e a operacionalização do ciclo de produto, que envolve eficiência e rastreabilidade, são processos que passarão a ser atendidos pelos aceleradores da Ábaco por meio do gerenciamento das ordens de produção de forma agrupada por grade de produto e da gestão de subcontratação de terceiros.

“Buscamos um parceiro que compreendesse a complexidade da nossa operação, mas que também trouxesse visão estratégica para nos apoiar na modernização do negócio como um todo”, complementa Gustavo Almeida, gerente de tecnologia da calçadista gaúcha.

A primeira fase do projeto, que envolve as três plantas produtivas e os dois centros de distribuição da Piccadilly que estão instalados no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo, contará com a integração no SAP de soluções de negócio utilizadas pela indústria, como a aplicação de inteligência de produção, assim como o omnichannel para atender a camada de varejo e as tecnologias fiscais, também embarcadas no software.

Mais visibilidade e rastreabilidade necessária para a exportação

No que se refere às exportações, atualmente, 30 por cento da sua produção é direcionada para aproximadamente 100 países. A meta é manter os atuais mercados com as mudanças promovidas pela empresa, porém, a nova tecnologia trará mais visibilidade para poder ampliar a presença oferecendo dados com mais qualidade, obter redução de tempo com a produção, além de deter a rastreabilidade dos produtos, principalmente para os mercados asiáticos e do oriente médio, que são exigentes no controle de matéria prima. Neste quesito, o software garantirá maior conformidade e segurança ao cliente.

A Ábaco acredita que este projeto é uma grande oportunidade de aplicar sua metodologia exclusiva que combina tecnologia, gestão e conhecimento de indústria. “Estamos conduzindo a implantação com uma abordagem centrada na realidade da Piccadilly, respeitando seus diferenciais e ao mesmo tempo trazendo as melhores práticas do mercado fundamentadas em inovação, porém, sem perder a essência da indústria”, explica Emilio Chiofetti Júnior, diretor de vendas da Ábaco Consulting no mesmo informativo.

Em resumo
  • A Piccadilly, fabricante de calçados femininos, iniciou um projeto de modernização com a implementação do software de gestão SAP S/4HANA for Fashion, visando melhorar a governança de dados e se preparar para o crescimento.
  • A iniciativa, em parceria com a Ábaco Consulting, busca integrar áreas como finanças, logística e vendas, com o objetivo de criar uma base sólida para decisões mais ágeis e inteligentes.
  • A modernização visa aumentar a competitividade da Piccadilly, com a meta de atingir um faturamento de 1 bilhão de reais até 2028 e ampliar a visibilidade e rastreabilidade para expandir as exportações, especialmente para mercados exigentes como os asiáticos e do Oriente Médio.
Ábaco Consulting
Piccadilly
Software