Piccadilly implementa software de gestão visando ampliar a produtividade
loading...
Em um momento estratégico de transformação e reposicionamento no mercado, a Piccadilly, uma das maiores fabricantes de calçados femininos do Brasil, deu início a um projeto robusto de modernização de sua operação com a implantação do software de gestão (SAP S/4HANA for Fashion).
A iniciativa foi conduzida em parceria com a Ábaco Consulting, consultora de negócios focada em gestão, que é parceira da SAP e uma das maiores consultorias especializadas no segmento Têxtil, Vestuário e Calçadista. A empresa, que tem um portfólio forte de clientes no setor e conhecimentos sólidos dos processos e dos desafios de implementação nesta indústria, dará base para a empresa calçadista padronizar processos, melhorar a governança de dados e se preparar para um crescimento sustentável nos próximos anos.
A medida marca uma virada tecnológica importante na história da companhia, que busca reforçar sua competitividade e capacidade de adaptação às novas demandas do varejo de moda. Com esse projeto somado a outras iniciativas de negócio, a expectativa da empresa é alcançar um faturamento de 1 bilhão de reais até 2028, saltando de uma produção atual de 8 milhões de calçados para 12,8 milhões.
Estratégia de transformação
A decisão de adotar o software específico para o mercado de moda surgiu a partir da necessidade de consolidar informações e integrar áreas como finanças, logística, controladoria, planejamento e vendas. “Temos como meta uma transformação estrutural que vai além da tecnologia. Queremos criar uma base sólida para tomada de decisões mais ágeis e inteligentes, com dados confiáveis e processos integrados. Neste processo, o apoio da Ábaco, que é especializada neste mercado e detém aceleradores, nos apoiará com suas melhores práticas e promoverá resultados a curto prazo”, afirma Jefferson de Melo Carvalho Júnior, especialista em processos e projetos da Piccadilly, num comunicado à imprensa.
Temas críticos do negócio, como a customização, além de ajustes no modelo de operação e a operacionalização do ciclo de produto, que envolve eficiência e rastreabilidade, são processos que passarão a ser atendidos pelos aceleradores da Ábaco por meio do gerenciamento das ordens de produção de forma agrupada por grade de produto e da gestão de subcontratação de terceiros.
“Buscamos um parceiro que compreendesse a complexidade da nossa operação, mas que também trouxesse visão estratégica para nos apoiar na modernização do negócio como um todo”, complementa Gustavo Almeida, gerente de tecnologia da calçadista gaúcha.
A primeira fase do projeto, que envolve as três plantas produtivas e os dois centros de distribuição da Piccadilly que estão instalados no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo, contará com a integração no SAP de soluções de negócio utilizadas pela indústria, como a aplicação de inteligência de produção, assim como o omnichannel para atender a camada de varejo e as tecnologias fiscais, também embarcadas no software.
Mais visibilidade e rastreabilidade necessária para a exportação
No que se refere às exportações, atualmente, 30 por cento da sua produção é direcionada para aproximadamente 100 países. A meta é manter os atuais mercados com as mudanças promovidas pela empresa, porém, a nova tecnologia trará mais visibilidade para poder ampliar a presença oferecendo dados com mais qualidade, obter redução de tempo com a produção, além de deter a rastreabilidade dos produtos, principalmente para os mercados asiáticos e do oriente médio, que são exigentes no controle de matéria prima. Neste quesito, o software garantirá maior conformidade e segurança ao cliente.
A Ábaco acredita que este projeto é uma grande oportunidade de aplicar sua metodologia exclusiva que combina tecnologia, gestão e conhecimento de indústria. “Estamos conduzindo a implantação com uma abordagem centrada na realidade da Piccadilly, respeitando seus diferenciais e ao mesmo tempo trazendo as melhores práticas do mercado fundamentadas em inovação, porém, sem perder a essência da indústria”, explica Emilio Chiofetti Júnior, diretor de vendas da Ábaco Consulting no mesmo informativo.
- A Piccadilly, fabricante de calçados femininos, iniciou um projeto de modernização com a implementação do software de gestão SAP S/4HANA for Fashion, visando melhorar a governança de dados e se preparar para o crescimento.
- A iniciativa, em parceria com a Ábaco Consulting, busca integrar áreas como finanças, logística e vendas, com o objetivo de criar uma base sólida para decisões mais ágeis e inteligentes.
- A modernização visa aumentar a competitividade da Piccadilly, com a meta de atingir um faturamento de 1 bilhão de reais até 2028 e ampliar a visibilidade e rastreabilidade para expandir as exportações, especialmente para mercados exigentes como os asiáticos e do Oriente Médio.