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Pimkie se torna pária na indústria da moda francesa

By AFP

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Negócios
Loja Pimkie na França. Créditos: FashionUnited.

Paris – A Federação das Lojas de Vestuário, membro da Aliança do Comércio, anunciou na sexta-feira, 19, a exclusão "por unanimidade" da francesa Pimkie, que firmou uma parceria com a polêmica marca asiática Shein, de acordo com um comunicado.

A gigante de roupas a preços baixos Shein, "cujo modelo se baseia no contorno de regras e concorrência desleal em detrimento das lojas presentes e criadoras de empregos na França", tem "práticas ambientais [que] também vão contra toda a estratégia de transformação do setor", denunciam as duas organizações. Ao se associar à Shein, "a Pimkie se desviou dos compromissos coletivos do setor", julgam.

Elas destacam que o modelo das grandes plataformas asiáticas foi condenado na França e na Europa por "práticas comerciais enganosas, falsos descontos, informações inverídicas sobre os direitos dos consumidores, informações ambientais, pressão na compra, infrações às regras de proteção de dados pessoais, uso excessivo de transporte aéreo para a entrega de mercadorias".

Pimkie versus as federações

"Há mais de dois anos, desde que reassumi a Pimkie, não recebi nenhum apoio das diferentes organizações e federações. Muitos provavelmente esperavam o fim da marca", reagiu seu CEO (diretor executivo, na sigla em inglês), Salih Halassi, à AFP.

O CEO afirmou que a Pimkie foi reestruturada: "o equilíbrio está próximo, 20 lojas foram abertas em 2025, outras virão em 2026" e a marca "continuará a se desenvolver", especialmente graças à parceria com a Shein, que "permitirá que a empresa cresça mais rápido e com mais força no cenário internacional".

Na terça-feira (16), a Shein revelou que a Pimkie se beneficiaria de seu poderoso ecossistema para se desenvolver, principalmente no mercado internacional. Integrada a um programa chamado "Shein Xcelerator", seus produtos estarão presentes na plataforma Shein e, portanto, acessíveis em 160 países, e a Pimkie se beneficiará de um suporte logístico (produção sob demanda e processamento de pedidos online).

Fundada em 1971, a Pimkie, que hoje conta com quase 200 pontos de venda na França, além dos territórios ultramarinos, e emprega mais de 700 pessoas, passou por grandes dificuldades, enfrentando dois planos sociais e um processo de recuperação judicial. Desde sua parceria com a Shein, a marca francesa tem atraído críticas de todo o setor de comércio, da moda ao varejo.

A Aliança do Comércio reúne a União do Grande Comércio do Centro da Cidade, a Federação das Lojas de Vestuário e a Federação das Lojas de Calçados e representa 26.000 lojas e 150.000 funcionários.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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