• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Plataforma integra canais de venda da Reserva aumentando o faturamento da marca

Plataforma integra canais de venda da Reserva aumentando o faturamento da marca

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more
Negócios
Credits: cortesia VTEX

A forma como as pessoas consomem moda se transformou drasticamente nas últimas décadas. Nos dias atuais, o consumidor espera ser atendido pela sua marca favorita por meio de diversos canais - seja por meio da loja física, de uma conversa de chat, por meio das redes sociais ou mesmo quando é direcionado por um influenciador digital até o e-commerce da marca com um cupom de desconto para usar.

A VTEX, plataforma de comércio combinável, é referência no assunto, atuando nos “bastidores” do varejo. A empresa se tornou aliada de grandes marcas no Brasil e no mundo, aportando tecnologia e conhecimento que garante integração real entre lojas físicas e online e suporte personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente. Um dos principais casos de sucesso é a parceria firmada com a marca Reserva, marca de moda do Grupo AZZAS 2154, e que deu origem a um grande projeto de omnichannel da VTEX em termos de complexidade e tempo de entrega.

"Desenhamos e implementamos uma solução para a Reserva, que comercializa cerca de 10 milhões de peças por ano, em apenas três semanas - tempo recorde, graças ao nosso produto e expertise de negócio. Ao todo, ativamos mais de 100 lojas durante o período, o que otimizou a experiência de compra dos consumidores da marca”, destaca Rafaela Rezende, gerente geral da VTEX no Brasil, no release de divulgação.

Entre as funcionalidades, Rafaela destaca a adoção da modalidade de entrega “ship from store”, que permite com que o cliente receba seu pedido a partir da loja mais próxima, reduzindo assim o tempo de entrega. Além disso, o Split de Pedidos, que permite dividir o pedido do cliente entre múltiplas lojas e centros de distribuição, garante ao consumidor a possibilidade de, com um único pagamento, adquirir produtos que estão espalhados em diferentes estoques. Ainda na linha de melhorar experiência, os vendedores podem compartilhar carrinhos pré-montados com seus clientes para facilitar o processo de compra.

Antes do projeto, a marca operava com sistemas legados e toda a gestão de estoques das lojas físicas era apartada do e-commerce, o que dificultava o atendimento do cliente nos diferentes canais. “A tecnologia oferecida pela VTEX se combinou perfeitamente ao posicionamento de encantamento do consumidor da Reserva e conseguimos, com rapidez e performance, disponibilizar mais produtos de diferentes estoques, e, com isso, aumentar receita”, explica Rafaela no mesmo informativo.

Credits: cortesia Reserva

Loja física e e-commerce se complementam

Com a integração de canais, viabilizada por meio das APIs (sigla que em português significa Interface de Programação de Aplicativos) da VTEX, foi possível, por exemplo, proporcionar diferentes modelos de entrega de acordo com cada loja, dando o poder de escolha ao cliente no momento do check out. “Quando o cliente busca um item pelo aplicativo da loja, nós conseguimos mostrar a ele, de maneira transparente, as melhores opções de frete para que ele possa optar pelo menor custo final. Dessa forma, melhoramos a experiência de compra e aumentamos a sua satisfação”, afirma Camila Krauss, supervisora comercial da Reserva.

De acordo com a empresa, aproximadamente 20 por cento das vendas totais do grupo são digitais, enquanto 40 percentuais dessas compras online vêm das lojas físicas. Antes da parceria, o único contato multicanal da companhia se dava somente pelas entregas via delivery. E mudar esse cenário para uma realidade digital deu bons resultados: a marca Reserva passou a ter um aumento no faturamento de, pelo menos, 30 por cento, graças à união entre os ambientes físico e online. “Hoje nós conseguimos ter o melhor dos dois mundos pois, mantemos a relação próxima que construímos com o cliente na loja física e, ao mesmo tempo, não perdemos oportunidades de venda direcionadas para o e-commerce, garantindo assim maior disponibilidade dos nossos produtos e um melhor custo-benefício”, completa Krauss no release.

O trabalho conjunto entre VTEX e Reserva rompe com o estigma de que as lojas físicas e o e-commerce são concorrentes, quando na verdade são forças complementares. Quando combinadas à logística inteligente, conferem mais agilidade, praticidade e comodidade tanto para o consumidor quanto para a operação. Com 18 anos de atuação, a Reserva hoje amplia o seu volume, aprofunda o relacionamento com o mercado e aumenta a expectativa de serviço através desse tipo de investimento em logística.

A VTEX (NYSE: VTEX) é uma plataforma combinável de comércio que proporciona eficiência e reduz custos de manutenção para empresas que procuram optimizar os seus investimentos em TI e modernizar seu conjunto tecnológico. Oferecem a marcas, distribuidores e varejistas flexibilidade e soluções completas, permitindo que se foquem apenas em iniciativas que geram uma vantagem competitiva clara e maximizam os lucros. A VTEX conta com 2.600 clientes B2C e B2B globais com 3.500 lojas online ativas em 43 países (dados do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2023).

Resumo
  • Integração omnichannel da VTEX com a Reserva resultou em aumento de 30% no faturamento.
  • Soluções como "ship from store" e split de pedidos melhoraram a experiência do cliente e otimizaram a logística.
  • Parceria demonstra o potencial de lojas físicas e e-commerce como forças complementares no varejo de moda.
Reserva
vtex