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Por que o fundador da Kering escolheu Luca de Meo como CEO?

By Weixin Zha

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Negócios
(Da esquerda para a direita) François-Henri Pinault, presidente e director geral de Kering e Luca de Meo Créditos: BERTRAND GUAY / AFP e cortesia Kering

O grupo de luxo francês Kering tem um novo CEO: Luca de Meo. François-Henri Pinault passa o bastão após mais de vinte anos. Por que o fundador da Kering considera o executivo da Renault o melhor candidato para liderar a empresa em uma nova fase de crescimento após o desempenho comercial decepcionante dos últimos trimestres?

Longo processo

"O desempenho do grupo nos últimos dois anos não correspondeu às expectativas nem ao imenso potencial de nossas marcas", admitiu Pinault durante uma teleconferência com analistas na terça-feira, 25 de junho. A nomeação de um CEO é a conclusão de um longo processo, iniciado no começo de 2023. Após 2022 – segundo o fundador, o melhor ano da história da Kering – ficou claro para ele que a empresa havia chegado a uma fase que exigia uma nova estrutura organizacional.

Por isso, em 2023, Pinault nomeou Francesca Bellettini e Jean-Marc Duplaix como CEOs adjuntos para implementar "mudanças significativas" no grupo. Duplaix assumiu o novo cargo além da liderança das áreas de operações e finanças. Bellettini era, até então, CEO da Yves Saint Laurent.

Desde então, houve mudanças frenéticas nos comandos das marcas pertencentes à Kering. Na Gucci, Sabato de Sarno foi sucedido por Demna Gvasalia, ex-diretor criativo da Balenciaga. Pierpaolo Piccioli assumiu a direção criativa da Balenciaga. Os cargos de CEO das marcas também foram alterados: na Gucci, Stefano Cantino foi nomeado CEO, e na Saint Laurent, Cédric Charbit, ex-CEO da Balenciaga, assumiu o comando. Estas são apenas algumas das recentes mudanças na liderança.

Essas mudanças de pessoal e as medidas organizacionais já em andamento são consideradas por Pinault como bases absolutamente necessárias, que precisavam ser estabelecidas antes da chegada de De Meo. Ele terá que lidar, a curto prazo, com as medidas já iniciadas em relação à estrutura de custos e refinanciamento. No entanto, é mais importante que De Meo olhe para o futuro e pense na perspectiva de longo prazo. Como o perfil da Kering poderá ser nos próximos dez a quinze anos?

Essa é uma pergunta para a qual Pinault espera uma resposta de seu novo CEO. Luca deverá apresentar uma estratégia para o grupo após assumir o cargo.

Por que alguém de fora do setor?

Mas por que essa tarefa foi atribuída a um executivo com mais de trinta anos de carreira na indústria automobilística, sem experiência no mercado da moda?

Inicialmente, o perfil de candidato procurado por Pinault não surpreendeu em muitos pontos. Deveria ser um líder experiente, com profundo conhecimento em gestão de marcas e experiência internacional, e a liderança de uma empresa global listada em bolsa também era um critério adicional. Dadas as mudanças significativas no setor da moda, o candidato deveria ter demonstrado agilidade e capacidade de lidar com transformações.

No entanto, para Pinault, o mais importante era que o futuro CEO trouxesse uma nova perspectiva para o mercado de luxo: "a capacidade de trazer uma nova visão do setor e do nosso grupo foi um requisito fundamental". As mudanças estruturais, que vão além dos ciclos da indústria do luxo, exigiam uma nova maneira de enxergar as coisas, afirmou Pinault.

O antigo CEO da Kering parece esperar que a nomeação de De Meo traga um sucesso semelhante ao que ele teve com a transformação do grupo a partir de 2010 e o reposicionamento da Gucci. Como recém-chegado à indústria da moda, ele estava em uma "posição forte" para navegar por fases de novas mudanças estruturais no setor.

Pinault conseguirá se desligar?

Pinault fez questão de enfatizar que não estava contratando um "bombeiro", mas alguém para liderar o "próximo capítulo de crescimento" do grupo. "Ele terá todo o poder e autoridade que eu tinha como CEO quando liderei o grupo. Portanto, ele definirá suas próprias prioridades, observando a organização e a posição-chave do grupo", disse o fundador da Kering.

Com a posse de De Meo em 15 de setembro de 2025, os cargos de presidente do conselho e de CEO serão separados. Ambas as funções eram exercidas por Pinault. Agora, como presidente do conselho, ele pretende estar "totalmente envolvido na direção estratégica do grupo". No entanto, promete não interferir nas decisões do novo CEO sobre o modelo de negócios e os executivos-chave.

Entretanto, parece que os atuais CEOs adjuntos, Duplaix e Bellettini, poderão permanecer em seus cargos, a princípio, para auxiliar o CEO, que não é do setor. Ao ser questionado por um analista se a estrutura atual, com os dois, poderia ser mantida, Pinault respondeu: "Ele não conhece o setor de luxo, então precisamos de um forte apoio e muita experiência ao seu redor. E temos isso dentro do grupo, começando com Jean-Marc e Francesca".

Pontos em aberto

O salário de Luca de Meo ainda não foi divulgado, mas deve ser discutido em uma reunião do conselho em 29 de julho de 2025, antes da votação da assembleia geral em 9 de setembro de 2025.

Também será interessante ver qual visão de longo prazo Luca de Meo apresentará, considerando que Pinault já implementou muitas mudanças nos últimos dois anos – começando pelas posições-chave de várias marcas, como a Gucci. "Ter as pessoas certas nos lugares certos no grupo, para que, quando um novo CEO chegar, tudo funcione e ande", explicou Pinault sobre sua estratégia. Até De Meo assumir o cargo, não deverá haver desaceleração dos planos de ação já iniciados nas marcas.

A intenção do ainda CEO da Kering, Pinault, era realmente colocar tudo em ordem no grupo antes da chegada de um sucessor ou foi uma tentativa de ainda intervir diretamente? Considerando essa base já estabelecida, fica a dúvida de quanto o novo CEO, De Meo, poderá contribuir.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • A Kering nomeou Luca de Meo como novo CEO, substituindo François-Henri Pinault após mais de 20 anos.
  • A nomeação de De Meo, um executivo da indústria automobilística, visa trazer uma nova perspectiva para o mercado de luxo e impulsionar o crescimento futuro da Kering.
  • Pinault permanecerá como presidente do conselho e espera que De Meo apresente uma estratégia de longo prazo para o grupo, enquanto as mudanças estruturais internas continuarão.
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