Pressão judicial sobre El Corte Inglés por funções logísticas na transição para o varejo omnichannel
Na última década o setor varejista assumiu cada vez mais funções logísticas como parte de sua transformação para um modelo omnichannel. A digitalização e a ascensão do e-commerce transferiram grande parte da carga operacional das lojas físicas para os centros de distribuição onde processos como atendimento de pedidos gerenciamento de estoque em tempo real e coordenação de entregas estão concentrados.
Nesse novo cenário alguns acordos coletivos podem não refletir mais totalmente as dinâmicas atuais e portanto podem exigir revisão.
Mais de 200 funcionários do principal centro logístico da rede de lojas de departamento espanhola El Corte Inglés nos arredores de Madri estão exigindo individualmente, mas de forma organizada, que suas condições de trabalho sejam regidas pelo acordo de logística e não pelo acordo de varejo.
Suas responsabilidades — operar máquinas pesadas, preparar pedidos e trabalhar regularmente aos domingos e feriados — argumentam, correspondem a atividades de logística e não de varejo Para a força de trabalho a mudança representaria uma melhoria significativa nas condições de trabalho para a empresa, significaria maiores custos estruturais.
A justiça já solicitou uma inspeção trabalhista no centro e deve decidir em 10 de setembro se processará os casos separadamente ou os consolidará em uma ação coletiva em um contexto de falta de confiança nos sindicatos alinhados à empresa.
Caso os tribunais espanhóis consolidem as reivindicações em uma ação coletiva e decidam a favor da força de trabalho a decisão pode abrir um precedente com implicações além da Espanha, potencialmente influenciando as negociações trabalhistas em outros mercados europeus.
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