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Programa de exportações de calçados gerou 872,3 milhões de reais em 2023

By Marta De Divitiis

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Negócios

Feira Internacional de calçados Credits: cortesia Abicalçados

O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados em parceria com a Apexbrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, gerou mais de 872,3 milhões de reais (147,5 milhões de dólares) em exportações de calçados ao longo de 2023. O valor está em relatório da Abicalçados e diz respeito aos negócios efetivados e outros alinhavados em eventos e ações apoiadas pelo programa.

Letícia Sperb Masselli, gestora de Projetos da Abicalçados, conta que, em 2023, foram investidos 20,3 milhões de reais em ações do programa, considerando o investimento da ApexBrasil das contrapartidas das empresas. O retorno sobre investimento foi de 43 reais para cada um real investido. Além disso, o valor gerado pelas ações responde por 14,5 por cento do total que deve ser gerado pelas exportações totais de calçados em 2023 (1,2 bilhão de dólares). “A parceria com a ApexBrasil é um diferencial importantíssimo para as exportações brasileiras de calçados, não somente em quantidade, mas em qualidade”, diz a executiva no release de divulgação.

Desde o primeiro convênio assinado, em 2000, as exportações brasileiras de calçados passaram por uma maior pulverização, indo de 99 para mais de 170 destinos em todos os continentes.

Credits: Diego Rosinha

Ações do Brazilian Footwear em 2023

Foram várias as ações do Programa, tanto em feiras presenciais como digitais. Na Expo Riva Schuh (Itália) o programa rendeu negócios da ordem de 32,2 milhões de dólares. Na Missão Colômbia 1, 5 milhão de dólares, enquanto 637 mil dólares foram arrecadados em negócios obtidos pela plataforma digital Joor. Já o Circuito EUA (Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market + Magic NY + Playtime NY) rendeu 7,6 milhões de dólares. A Micam Milano, na Itália, foi a campeã de valores, uma vez que lá foram obtidos 32,8 milhões de dólares. Na segunda edição da Missão Colômbia, as cifras obtidas foram de 6,6 milhões de dólares. Na segunda participação na Expo Riva Schuh (Itália) 32,5 milhões de dólares foram negociados. Na Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market (EUA) nossos calçadistas obtiveram valores da ordem de 6,7 milhões de dólares. A segunda edição da Mican Milano rendeu 30 milhões de dólares; a Magic NY (EUA) 1,93 milhão de dólares e, por fim, o Projeto Comprador Vip BFSHOW - Brasil, ocorrido no mês passado em Porto Alegre (RS), gerou negócios da ordem de 22 milhões de dólares.


O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem.

A Apexbrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País.

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