Projeto da Assintecal deve gerar mais de 12,4 milhões de dólares na Fimec
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O mercado nacional vem gradativamente se recuperando, após as turbulências de 2024 e essa situação foi refletida na 48ª edição da Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes - que aconteceu de 18 a 20 de março em Novo Hamburgo/RS. Na oportunidade, a Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, por meio do Brazilian Materials, programa promovido em conjunto com a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, realizou mais uma edição do Projeto Comprador com cinco grupos de compradores internacionais. Conforme relatório da associação, in loco, foram gerados mais de 2,15 milhões de dólares, número que se eleva para 12,4 milhões de dólares em vendas que ficaram pré-combinadas durante o evento.
Segundo o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, os cinco grupos, provenientes da Argentina, Colômbia, Equador e México, realizaram negócios com 47 empresas durante a feira. “Os negócios aconteceram e mostraram que estamos vivendo um novo momento para as exportações de componentes e químicos para calçados”, avalia o gestor no comunicado de imprensa, destacando que o efeito câmbio já pode ser sentido na feira. “Com o dólar mais elevado diante do real, os fornecedores brasileiros conseguem preços mais competitivos sem perder rentabilidade”, acrescenta.
Durante a Fimec, os compradores buscaram cabedais, laminados sintéticos, couros, palmilhas, produtos químicos, saltos, solas, entre outros materiais produzidos no Brasil. “Além da qualidade do produto e o preço mais competitivo, chamou a atenção dos grupos de compradores as tecnologias aplicadas, aliadas à sustentabilidade”, avalia Júnior. Além das rodadas na feira, os compradores ainda visitaram empresas associadas à entidade e as unidades do Senai em Novo Hamburgo e Estância Velha.
Brazilian Materials e ApexBrasil
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores de Couro, Calçados e Afins - que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do segmento. O projeto possui soluções compatíveis para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
- A 48ª edição da Fimec gerou mais de US$ 2,15 milhões em negócios diretos e US$ 12,4 milhões em vendas pré-combinadas.
- Compradores internacionais destacaram a qualidade, preço competitivo e tecnologias sustentáveis dos produtos brasileiros.
- O programa Brazilian Materials, em parceria com a ApexBrasil, auxilia empresas brasileiras a expandirem suas exportações, oferecendo soluções para diferentes níveis de internacionalização.