Puig mantém perspetivas de crescimento após aumento de 7,8 percentuais nas vendas
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Madrid – Mesmo com um apagão e problemas nas redes de comunicações sem precedentes na história de Espanha, a multinacional de moda e beleza Puig cumpriu o compromisso com os seus investidores e, conforme previsto, apresentou esta segunda-feira (28) — após o fechamento dos mercados — os indicadores de vendas registrados durante o primeiro trimestre do novo ano fiscal de 2025. Período que a empresa espanhola voltou a encerrar em alta, e após o qual confirmou as perspetivas que já tinha para este novo exercício.
Com base nas informações fornecidas pela direção da multinacional espanhola, a Puig reportou um primeiro trimestre de 2025 com vendas totais de 1,206 bilhão de euros. Este valor representa um crescimento de +7,87 por cento face aos 1,118 bilhão de euros registrados no mesmo período do ano anterior; percentagem que se reduziria para +7,5 percentuais em termos de perímetro e a taxas de câmbio constantes.
“Começamos 2025 com força e continuamos a crescer acima do mercado de beleza ‘premium’”, destacou Marc Puig, presidente executivo da Puig, em declarações fornecidas pela direção da empresa espanhola. Analisando este desempenho, “mais uma vez, o nosso principal segmento, ‘Fragâncias e Moda’, liderou os resultados, o que demonstra a força das nossas marcas ‘Prestige’ e ‘Niche’, bem como o atrativo e a capacidade de resiliência do nosso portfólio”. “Também nos congratulamos com o crescimento em todas as regiões, com um desempenho superior nas Américas”, indicou, enquanto que, “olhando para o futuro”, concluiu o presidente executivo da empresa, “mantemos as nossas perspetivas para 2025, apesar de um contexto macroeconômico complexo”.
“Fragrâncias e Moda” + Américas como propulsores
Analisando mais detalhadamente o desempenho registrado no primeiro trimestre de 2025, por áreas de negócio, a divisão de “Fragrâncias e Moda” registrou um aumento nas vendas para 896,4 milhões de euros (+10,36 por cento), representando 74 percentuais do total da faturamento. Em contraste, a divisão de “Maquiagem” apresentou um crescimento negativo, com uma queda nas vendas para 165,3 milhões de euros (-4,22 percentuais), representando 14 por cento do total; e a divisão de “Cuidados com a Pele” cresceu em faturamento para 144,2 milhões de euros (+7,85 percentuais), representando os restantes 12 por centos das vendas líquidas trimestrais da Puig.
Quanto ao desempenho da empresa por mercados, a multinacional registrou um crescimento generalizado, com a região EMEA - Europa, Oriente médio e África - a manter-se como a sua principal fonte de receita, com vendas que atingiram 643,8 milhões de euros (+4,34 percentuais), 53 por cento do total do seu faturamento. Este crescimento foi amplamente superado pelo registado na região das Américas, com vendas que dispararam para 451 milhões de euros (+11,52 percentuais), representando 37 por cento do faturamento; bem como na região Ásia-Pacífico, que, apesar de ser a de menor peso nas contas da empresa, apenas os restantes 9 percentuais, é onde se verificou o maior crescimento, com vendas que aumentaram para 111,1 milhões de euros (+14,53 por cento), graças ao bom desempenho registrado nos mercados da Coreia do Sul e do Japão, onde a Puig abriu filiais.
Aumento de preços nos EUA
Para o resto do ano, e tendo já em conta o potencial impacto que as tarifas alfandegárias dos EUA possam ter na rentabilidade da empresa, nos níveis atualmente previstos, a Puig confirmou as suas perspetivas para este exercício de 2025. Para este ano, mantém a previsão de um crescimento das vendas entre +6 e +8 por cento, a perímetro e taxas de câmbio constantes; bem como um aumento do EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) Ajustado em linha com o registrado no exercício de 2024, no qual aumentou +12,3 percentuais para 969 milhões de euros.
Juntamente com estas perspetivas, confirmam também o objetivo de propor, durante a próxima Assembleia Geral de Acionistas, agendada para 28 de maio, a aprovação do pagamento de 212 milhões de euros em dividendos, a cargo das contas de 2024; bem como a implementação de diversas iniciativas para “mitigar o possível impacto na rentabilidade” que possa decorrer do “impacto das tarifas alfandegárias dos EUA”, incluindo “um aumento moderado de preços na região”, conforme já tinha adiantado o próprio Marc Puig no final de março.
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- A Puig registrou um aumento de 7,87% nas vendas do primeiro trimestre de 2025, atingindo 1,206 bilhão de euros.
- O segmento de 'Fragrâncias e Moda' liderou o crescimento com um aumento de 10,36%, impulsionado pelas marcas 'Prestige' e 'Niche'.
- A região das Américas destacou-se com um crescimento de 11,52% nas vendas, e prevê-se um aumento moderado de preços nos EUA para mitigar o impacto das tarifas alfandegárias.