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Recover inicia a comercialização de tecidos e peças acabadas

A multinacional espanhola de referência na produção de fibras de algodão reciclado inicia a produção e comercialização de tecidos e peças acabadas, produtos obtidos a partir de fibras de baixo impacto ambiental
Negócios
Peças da coleção de vestuário acabado “Recover Blanks” da Recover Créditos: Recover
By Jaime Martinez

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Madri – A empresa espanhola Recover, especializada e uma das pioneiras em escala global na produção de fibras de algodão reciclado, expande suas operações e inicia a produção e comercialização de tecidos e peças acabadas de baixo impacto ambiental. Produtos que, a partir de hoje, ela passa a disponibilizar para qualquer empresa interessada, com o propósito de contribuir para “democratizar” o uso de fibras de baixo impacto ambiental na indústria da moda e têxtil, tornando-as acessíveis tanto para grandes corporações quanto para pequenas marcas emergentes.

Somando sua expertise em reciclagem têxtil e na produção de fibras de algodão reciclado à de fabricantes de referência na península Ibérica, como a portuguesa TMG e a espanhola Textil Santanderina, a Recover anuncia o lançamento e a comercialização a partir desta terça-feira, 11 de novembro de 2025, da “Recover Fabrics”. Título com o qual decidiram batizar uma nova gama de têxteis acabados, de baixo impacto ambiental e elaborados a partir das fibras de algodão reciclado patenteadas da Recover. Uma “biblioteca de tecidos” prontos para uso nas redes de valor das empresas têxteis e de moda; grupos aos quais a empresa também disponibiliza a partir de hoje a oferta de sua nova vertical “Recover Blanks”, a “marca branca” da Recover, sob a qual a empresa de reciclagem têxtil passa a oferecer, de forma paralela, às empresas e marcas do setor uma oferta diversificada de peças básicas acabadas e sem marca.

Peça confeccionada com a coleção de tecidos “Recover Fabrics” da Recover Créditos: Recover

No que se refere a cada uma dessas inovações em seu modelo de negócio, em relação à “Recover Fabrics”, “não é apenas mais um lançamento de produto; trata-se de ajudar as marcas a tornar a sustentabilidade a opção mais simples de adotar, sem abrir mão da qualidade”, afirma Anders Sjöblom, CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) da Recover, em declarações fornecidas pela direção da própria empresa espanhola especializada em reciclagem têxtil. “Para citar um exemplo, recentemente desenvolvemos um terno sob medida de alta gama com um consumo de água e carbono drasticamente menor” que o habitual, e “com uma qualidade que o fará durar anos”; e “esse é o tipo de inovação que esta plataforma oferecerá em grande escala”, enfatiza Sjöblom. Já em relação à “Recover Blanks”, seu lançamento também chega “para impulsionar ainda mais a adoção de fibras de algodão reciclado” pela indústria, neste caso, oferecendo às empresas e marcas de moda acesso a “uma coleção de básicos sem marca, prontos para usar”.

Uma “biblioteca completa” de tecidos acabados, em parceria com a TMG e a Textil Santanderina

Aprofundando a oferta com que cada uma dessas duas novas linhas de negócio da Recover se apresenta no momento de seu lançamento, começando pela “Recover Fabrics”, ela é composta por mais de 50 tecidos, que serão comercializados e estruturados em um total de quatro linhas de produto: “The Elite Collection”, “The Premier Collection”, “The Core Collection” e “Essential Denim Collection”. Coleções de têxteis acabados que poderão ser utilizados na confecção desde peças básicas e adequadas para o dia a dia, até designs completamente únicos, delicados e exclusivos. Uma demonstração de versatilidade, por trás da qual está o firme compromisso da Recover em fornecer soluções têxteis acessíveis e escaláveis, para responder às necessidades tanto das grandes redes quanto das pequenas marcas independentes.

Tecido da coleção “Recover Fabrics” da Recover Créditos: Recover

No que se refere a cada uma dessas quatro linhas, a “The Elite Collection”, desenvolvida em colaboração com a fabricante portuguesa TMG, integra tecidos de primeira qualidade, fabricados especialmente para uso na confecção de sobrecamisas, jaquetas e peças de agasalho de alta qualidade. Por sua vez, a “The Premier Collection”, desenvolvida em colaboração com a espanhola Textil Santanderina, apresenta uma oferta diferente de “sofisticados tecidos planos”, aponta a Recover, ideais para uso na confecção de calças chino, jaquetas e sobrecamisas, tanto de linhas casuais quanto formais.

Completando a oferta, embora sem especificar com qual fabricante os tecidos foram desenvolvidos, encontramos em primeiro lugar a linha “The Core Collection”, com a qual a Recover inicia a comercialização de tecidos elaborados a partir das fibras de algodão reciclado RCotton da Recover, oferecendo às empresas uma oferta básica de tecidos mais sustentáveis para a confecção de suéteres, peças de moletom, camisetas, moletons com capuz ou calças esportivas. Fechando as quatro linhas, a “Essential Denim Collection”, por meio da qual a Recover oferece às empresas e companhias do setor acesso a tecido denim de menor impacto ambiental, que pode ser usado na confecção tanto de calças jeans quanto de jaquetas.

Peça confeccionada com a coleção de tecidos “Recover Fabrics” da Recover Créditos: Recover

“Cada tecido combina as fibras de algodão reciclado da Recover com inovações têxteis de vanguarda provenientes de fábricas de renome mundial para alcançar um nível de qualidade sem precedentes em tecidos de algodão reciclado”, defendem da Recover sobre esta nova vertical “Recover Fabrics”. Linha de produtos que, seguindo o que já foi mencionado, “apresenta mais de 50 tecidos distribuídos em quatro coleções cuidadosamente selecionadas, que abrangem desde peças básicas para o dia a dia até têxteis refinados de alta gama”.

As peças acabadas da “Recover Blanks”

Completando este salto adiante, além da comercialização de tecidos, encontramos a entrada da Recover na comercialização de peças acabadas com a estreia de sua igualmente nova vertical “Recover Blanks”. Uma nova unidade de negócio a partir da qual a empresa espanhola já começou a oferecer às marcas de moda acesso a uma coleção de peças básicas e sem marca, que podem ser adquiridas e utilizadas como base para uma oferta de moda mais sustentável e de menor impacto ambiental.

“Para impulsionar ainda mais a adoção de fibras de algodão reciclado, a Recover desenvolveu a ‘Recover Blanks’, uma coleção básica de peças prontas para usar, sem marca, que inclui camisetas, moletons, suéteres ou calças esportivas, projetada para clientes que buscam básicos sustentáveis pré-desenhados”, detalham da empresa especializada em fibras e, agora também, em tecidos e peças recicladas. “Ao ir além do fornecimento de fibra bruta e adentrar nos tecidos acabados”, e na comercialização de peças prontas, a Recover “dá um passo gigante em sua missão de fechar o ciclo na moda”, avaliam profissionais da empresa espanhola. Com essas duas novas verticais, defendem, a Recover “oferece uma solução rastreável, escalável e de baixo impacto que une a inovação em fibras com a excelência têxtil, abordando desafios-chave como a complexidade da rede de suprimentos, as dificuldades de certificação e a inconsistência nos padrões de qualidade em toda a indústria”.

Peça da coleção de vestuário acabado “Recover Blanks” da Recover Créditos: Recover

“Este lançamento resume a visão da Recover: combinar um valor comercial racional com materiais reciclados de primeira qualidade, inspirando as marcas de moda a criar de forma rápida, criativa e sustentável”, sintetizam executivos da empresa espanhola especializada em reciclagem têxtil. Um compromisso sobre o qual eles avançam com estas duas novas frentes de seu modelo de negócio, projetadas especificamente para “democratizar” o uso de fibras sustentáveis, permitindo que, através delas, “marcas de todos os tamanhos, desde grandes redes de varejo até marcas emergentes, tenham fácil acesso a tecidos de alta qualidade e baixo impacto ambiental”.

Em resumo
  • A Recover, empresa espanhola pioneira em fibras de algodão reciclado, expande suas operações lançando a "Recover Fabrics" (tecidos acabados) e a "Recover Blanks" (peças básicas sem marca)
  • O objetivo da empresa é, por meio dessa diversificação, “democratizar” o uso de fibras de baixo impacto ambiental na indústria, tornando-as acessíveis a todas as empresas de moda, desde grandes corporações até marcas emergentes
  • A oferta inclui uma "biblioteca" de mais de 50 tecidos estruturados em quatro coleções, desenvolvidas em parceria com empresas como a TMG e a Textil Santanderina, e uma linha de peças básicas prontas para uso
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Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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