Relojoaria: Hermès fortalece sua produção apesar do recuo do segmento
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Mais poderosa do que nunca (15,2 bilhões de euros de faturamento em 2024), a Hermès anunciou na segunda-feira (7) a ampliação de sua fábrica de relógios em Noirmont, na Suíça. O local receberá, futuramente, cem novos colaboradores.
Até 2028, a fábrica de relógios da Hermès, instalada em Noirmont, no Jura suíço, terá uma área total de 11.000 metros quadrados. Essa expansão permitirá que a maison francesa reforce sua capacidade de produção e consolide o domínio de sua cadeia de valor.
Anteriormente, a fábrica de Noirmont abrigava a produção das caixas de relógios da Joseph Erard SA, parceira histórica da Hermès, adquirida em 2013. Em 2012, o grupo de luxo adquiriu a fábrica de relógios Natéber SA, especializada em mostradores e localizada em La Chaux-de-Fonds (Suíça). A empresa reuniu essas duas atividades, a fabricação de mostradores e de caixas, em Noirmont, em 2017.
Relógios: setor em queda na Hermès
A relojoaria não representa o segmento mais importante da Hermès. Aliás, registrou uma queda de 4 por cento em seu crescimento em 2024, ao contrário das outras áreas da empresa. Esse recuo continuou ao longo do primeiro trimestre deste ano, já que, ao final de março de 2025, o grupo indicou em seu relatório financeiro que a Relojoaria (-10 percentuais), assim como os Perfumes e a Beleza, não haviam retomado o crescimento. A ampliação da fábrica suíça representa uma maneira de a maison fortalecer esse segmento por meio de criações ousadas, fruto de um trabalho artesanal excepcional.
Em maio de 2025, as exportações de relógios das empresas suíças caíram 17,4 por cento na China, 10,5 percentuais para o Japão e 12,6 por cento para Hong Kong, segundo dados divulgados pela AFP. Na Europa, as exportações diminuíram 14,5 percentuais para o Reino Unido, 18,1 por cento para a França e 4 percentuais para a Alemanha.
O anúncio da ampliação da fábrica ocorre após uma série de expansões e criação de locais de produção: a fábrica de artigos de couro da maison em Charleville-Mézières, a fábrica de artigos de couro em Colombelles (Normandia), a de Loupes (Gironda) e ainda a fábrica Beyrand, filial do grupo desde 2017, dedicada às artes da mesa e instalada nas Ardenas (França)
No contexto econômico e geopolítico incerto, o grupo declarou em abril deste ano que “encara 2025 com confiança”, baseando-se, entre outros fatores, em sua estratégia de integração vertical centrada no artesanato. O faturamento consolidado do grupo atingiu 4,1 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 9 por cento em valores correntes e de 7 percentuais em valores constantes.
O Grupo Hermès possui uma rede de quase 300 lojas em 45 países e emprega 25.185 pessoas em todo o mundo, das quais 15.556 na França (em 2024). A empresa é dirigida desde 2013 por Axel Dumas, membro da sexta geração da família.
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- A Hermès está expandindo sua fábrica de relógios na Suíça para aumentar a capacidade de produção e fortalecer sua cadeia de valor.
- A relojoaria da Hermès teve uma queda no crescimento em 2024 e no primeiro trimestre de 2025, contrastando com o desempenho de outras áreas da empresa.
- Apesar das quedas nas exportações de relógios suíços em vários mercados, a Hermès demonstra confiança em 2025, impulsionada por sua estratégia de integração vertical e foco no artesanato.