Resultados da AEO no segundo trimestre: campanhas com Sydney Sweeney e Travis Kelce impulsionam o desempenho
A American Eagle Outfitters (AEO) registrou uma receita líquida de 1,28 bilhão de dólares no segundo trimestre, uma queda de 1 por cento em relação ao ano anterior, com o total de vendas comparáveis também caindo 1 por cento. Apesar da queda, a varejista registrou sua segunda maior receita do segundo trimestre. Após a divulgação dos resultados, as ações subiram quase 1 por cento no after market, sinalizando a confiança dos investidores na estratégia da AEO de se apoiar em colaborações de alto impacto com celebridades.
Os executivos atribuíram grande parte da força recente da marca às suas parcerias de destaque. Principalmente entre elas, a campanha com Sydney Sweeney, que a presidente da Aerie e da American Eagle, Jen Foyle, chamou de “reinicialização da marca e dos negócios”. A campanha gerou “aquisição de novos clientes sem precedentes” em todo o país, esgotou o estoque de jeans e gerou extraordinários 40 bilhões de impressões.
Colaborações com celebridades impulsionam as vendas da AEO
Lançada no final de julho com o slogan irreverente “Sydney tem jeans incríveis”, a campanha rapidamente transcendeu a moda, tornando-se um tópico de discussão cultural no TikTok, na televisão e até na arena política — quando o ex-presidente Donald Trump chamou publicamente o anúncio de “fantástico”. Os executivos enfatizaram que, além da viralização, a campanha se traduziu diretamente em vendas de jeans, blusas e acessórios.
Aproveitando esse momento, a AEO revelou sua colaboração com o astro do Kansas City Chiefs, Travis Kelce, pouco antes do Dia do Trabalho. O momento, poucos dias após o noivado de Kelce com Taylor Swift, deu ao lançamento um empurrão cultural. O resultado: um aumento nos negócios masculinos, com executivos relatando que a linha dominou as vendas durante o feriado prolongado.
O CMO (diretor de marketing, na sigla em inglês) Craig Braumers destacou como a parceria com Kelce complementa a campanha de Sweeney, observando que ambas as colaborações estão “nos ajudando a recuperar participação de mercado, alcançando novos públicos e reforçando nossa relevância”. Ambas as estrelas continuarão a ancorar o marketing da AEO durante o outono americano com novos lançamentos de produtos projetados para converter novos fãs em clientes fiéis.
Desempenho financeiro e perspectivas
Enquanto a Aerie registrou um crescimento de 3 por cento nas vendas comparáveis, as vendas comparáveis da marca American Eagle caíram 3 por cento. Mesmo assim, o lucro bruto da AEO subiu para 500 milhões de dólares, com as margens melhorando 30 pontos-base, para 38,9 por cento, graças às menores remarcações. O lucro operacional aumentou 2 por cento, para 103 milhões de dólares, e o lucro por ação diluído aumentou 15 por cento, para 45 centavos de dólar.
Olhando para o futuro, a AEO prevê um crescimento de vendas comparáveis na casa de um dígito baixo para o terceiro trimestre, superando as expectativas dos analistas de um leve declínio. As tarifas permanecem um obstáculo, com um impacto estimado de 20 milhões de dólares no terceiro trimestre e até 50 milhões de dólares no quarto trimestre, levando a AEO a reduzir sua previsão de receita operacional para o ano inteiro. Ainda assim, os executivos enfatizaram que as mudanças de fornecimento e as negociações com fornecedores reduziram significativamente o ônus tarifário não mitigado da empresa.
Os executivos deixaram claro que o marketing impulsionado por celebridades continuará central na estratégia da AEO. “Sydney Sweeney não vai a lugar nenhum — ela faz parte da nossa equipe enquanto nos dirigimos para o segundo semestre do ano”, disse Braumers, dando a entender que novas fases da campanha estão por vir. Enquanto isso, espera-se que a coleção Travis Kelce se expanda por meio de lançamentos adicionais.
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