Resultados financeiros do primeiro semestre da Richemont mostram crescimento resiliente
Para o período de seis meses encerrado em 30 de setembro de 2025, a Richemont apresentou um crescimento resiliente apesar dos persistentes desafios macroeconômicos e geopolíticos. As vendas do Grupo atingiram 10,6 bilhões de euros (12,3 bilhões de dólares), um aumento de 10 por cento a taxas de câmbio constantes e de cinco percentuais a taxas reais, com uma forte aceleração no segundo trimestre, onde as vendas aumentaram 14 por cento a taxas constantes.
O presidente do conselho, Johann Rupert, disse que o portfólio diversificado de Maisons da Richemont, a execução disciplinada e a contínua demanda local ajudaram o Grupo a entregar um “desempenho notável de receita” em um ambiente desafiador. Ele alertou, no entanto, que a incerteza em mercados como a China e as pressões de custos externos continuarão a exigir agilidade e foco.
O segmento de joalheria da Richemont impulsiona os resultados do primeiro semestre
O lucro operacional aumentou 7 por cento, para 2,4 bilhões de euros, ou 24 percentuais a taxas de câmbio constantes, apoiado por um forte impulso na receita e uma gestão de custos disciplinada que ajudaram a compensar a pressão de movimentos cambiais adversos, preços mais altos de matérias-primas — especialmente ouro — e novas tarifas dos EUA sobre artigos de luxo. O lucro do período saltou para 1,8 bilhão de euros, refletindo os fortes resultados das operações contínuas e a não recorrência da perda de 1,2 bilhão de euros do ano passado ligada à alienação da YNAP. A Richemont encerrou o período com uma posição de caixa líquido de 6,5 bilhões de euros.
As Maisons de Joalheria do Grupo — Buccellati, Cartier, Van Cleef & Arpels e Vhernier — permaneceram como o principal motor de crescimento, registrando um crescimento de vendas de 9 por cento a taxas reais e de 14 por cento a taxas constantes no primeiro semestre, acelerando para 17 percentuais no segundo trimestre. A divisão de Joalheria entregou uma margem operacional de 32,8 por cento, contribuindo com 2,5 bilhões de euros em lucro operacional, apesar das consideráveis pressões de custo.
A divisão de Relojoaria Especializada mostrou sinais de estabilização, com as vendas caindo 6 por cento a taxas reais, mas apenas 2 percentuais mais baixas a taxas constantes no primeiro semestre, e retornando a um crescimento de 3 por cento no segundo trimestre a taxas de câmbio constantes. O desempenho das vendas variou por região, com crescimento de dois dígitos nas Américas, mas com contínuo enfraquecimento na China. A divisão registrou uma margem operacional de 3,2 por cento.
A divisão de Moda e Acessórios da Richemont registra desempenho estável
A área de negócios ‘Outros’ da Richemont — que inclui as Maisons de Moda e Acessórios como Alaïa, Peter Millar e Chloé — registrou receita amplamente estável, com queda de um por cento a taxas reais, mas alta de 2 por cento a taxas constantes, acelerando para um crescimento de 6 percentuais no segundo trimestre. O Prêt-à-Porter apresentou crescimento de vendas de dois dígitos a taxas de câmbio constantes, embora a área de negócios tenha registrado uma perda operacional de 42 milhões de euros, impulsionada em grande parte pela divisão de Moda e Acessórios.
Todas as regiões registraram crescimento de dois dígitos no segundo trimestre a taxas de câmbio constantes, com China, Hong Kong, Macau e Japão retornando ao crescimento, enquanto Europa, Américas e Oriente Médio mantiveram um forte impulso. As vendas diretas ao cliente permaneceram dominantes, representando 76 por cento da receita total do grupo.
Na Assembleia Geral Anual de setembro de 2025, os acionistas reelegeram os membros do conselho que se candidataram à renovação e aprovaram a nomeação da KPMG SA como nova auditora do grupo.
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