Resultados Grendene no 2T revelam panorama otimista
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Esta semana a Grendende anunciou ao mercado e acionistas os resultados do segundo trimestre de 2022. A empresa teve um lucro líquido de 66,7 milhões de reais, 98 por cento a mais que o mesmo período de 2021. A receita bruta foi de 641,4 milhões de reais, um salto de 46, 5 percentuais sobre os dados do mesmo período do ano passado. Foram 31,7 milhões de pares de calçados vendidos, 34,9 por cento a mais.
Conseguimos confirmar nossas expectativas de um segundo trimestre forte. Mesmo diante de um cenário desafiador em todo o mundo, avançamos em nossa recuperação graças à boa estratégia comercial desenhada e ao empenho de nossas equipes”, afirma Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene, no release de divulgação.
No Brasil, houve crescimento de 49,4 por cento em receita bruta, para 498,6 milhões e de 32,2 percentuais em volumes de pares, para 24,3 milhões de pares, sempre na comparação dos mesmos três meses de 2021.
Mercado externo
*No mercado externo, as exportações superaram em 37,4 por cento a receita bruta do 2T21, totalizando 142,8 milhões de reais. Já o volume de pares embarcados cresceu 44,6 por cento, com 7,4 milhões. O EBIT recorrente (lucro antes dos juros e tributos) foi de 11,0 milhões de reais (com alta de 67,6 por cento), com uma margem de 2,1 percentuais; enquanto o EBITDA (lucro antes de juros, impostos e amortização cresceu 22,7 por cento, o equivalente a 35,8 milhões de reais.
A empresa finda o semestre com uma receita bruta de 1,3 bilhão de reais, ganho acumulado de 17,6 por cento contra o mesmo período do ano passado. Já o volume de pares embarcados cresceu 2,5 percentuais, totalizando 60,3 milhões. A companhia concluiu metade do ano com caixa líquido de 1,7 bilhão de reais e uma geração de caixa de 375 milhões de reais.
Os resultados alcançados no primeiro semestre permitem à Grendene manter a visão otimista para o ano. “Embora estejamos cientes das inúmeras incertezas no curto prazo, estamos preparados para mais um período positivo e continuaremos perseguindo nossos objetivos de crescer receita, volume e expandir as margens”, encerra Albuquerque no informe.
Grendene Global Brands
No segundo trimestre, também foram registrados avanços na joint-venture com a 3G Radar para acesso ao mercado externo. Segundo o release de divulgação a empresa recrutou uma equipe de profissionais de alto nível, instituiu sua governança da empresa, implantou novos sistemas de TI, concluiu a transição da operação logística da Grendene USA para o novo operador logístico, relançou o e-commerce da Melissa nos Estados Unidos, reestruturou o acordo de distribuição no Canada, assumiu as operações do distribuidor Melissa na China, entre inúmeros outros avanços.
Nos Estados Unidos, o e-commerce da Melissa manteve ritmo acelerado de crescimento observado desde que a GGB assumiu a gestão, avançando 150 por cento versus o segundo trimestre de 2021 e 130 percentuais em relação aos primeiros seis meses do ano passado.
Na China, apesar do processo de transição mais complexo e agravado pela política de “Covid zero”, a GGB estruturou o time local; refinou o posicionamento de Melissa no país para aumentar sua proximidade com as consumidoras locais, sem perder sua essência global; definiu o sortimento de produtos e o público-alvo, entre outras ações. Uma grande conquista, foi a relançamento, em junho, da loja da Melissa no Tmall, que apresentou receita liquida 66 por cento superior à meta estipulada, mesmo vendendo um estoque limitado de produtos de coleções antigas e quebra de tamanho, em virtude da impossibilidade de receber produtos novos e de movimentar estoques.
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Conta com 4 unidades industriais, distribuídas por Ceará, e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil no exterior. A Companhia conta também com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York). Em 2021, registrou lucro líquido recorrente de 541,8 milhões.
Fotos: cortesia Grendene