Swatch Group vê seu lucro despencar no primeiro semestre
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Zurique - O grupo relojoeiro suíço Swatch Group divulgou na quinta-feira (17), resultados fortemente afetados pelo enfraquecimento do consumo na China, que derrubou seu lucro líquido no primeiro semestre.
O grupo, proprietário da marca de relógios de plástico multicoloridos, mas também de outras marcas, incluindo Tissot, Longines e Omega, viu seu lucro líquido cair para 17 milhões de francos suíços (18,2 milhões de euros) no período de janeiro a junho, contra 147 milhões de francos no mesmo período do ano anterior, informou em um comunicado.
Seu faturamento caiu 11,2 por cento, para três bilhões de francos suíços, devido ao arrefecimento do consumo na China, em Hong Kong e Macau, bem como nos mercados do Sudeste Asiático "fortemente dependentes de turistas chineses", reconheceu o grupo relojoeiro suíço.
Suas atividades de vendas no atacado no mercado chinês caíram mais de 30 percentuais, com as vendas em suas próprias lojas "tendo um desempenho um pouco melhor, com uma queda de 15 por cento, quantificou. Já os Estados Unidos, o México e o Canadá registraram crescimento de dois dígitos.
O setor relojoeiro na Suíça é fortemente afetado pela queda da demanda na China. Segundo dados da federação relojoeira publicados separadamente na quinta-feira, as exportações de relógios suíços para a China caíram 18,7 percentuais entre janeiro e junho em relação ao mesmo período do ano anterior e 13,3 por cento para Hong Kong.
Para o segundo semestre, o Swatch Group afirma, no entanto, que "os primeiros sinais positivos de melhoria são visíveis", indica o comunicado.
O grupo espera uma "redução dos estoques dos varejistas chineses e, consequentemente, uma retomada dos pedidos", estimando que o comércio eletrônico na China também deva ajudar a estimular o consumo. Os Estados Unidos, o Japão e a Índia ainda têm grande potencial de crescimento, segundo o grupo.
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