Tous ultrapassa a barreira dos 500 milhões de euros em vendas anuais em 2024
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Madrid – A joalheria Tous acaba de divulgar os resultados financeiros do encerramento do seu último exercício de 2024. Primeiro ano que a empresa finaliza sob a égide da implementação do seu novo plano estratégico “GEM”, uma verdadeira revolução, considerando o desempenho excepcional que protagonizou, superando, pela primeira vez na sua história, a barreira dos 500 milhões de euros em faturamento.
Tomando como ponto de partida as informações econômicas partilhadas pela direção da empresa de Manresa, a Tous fechou 2024 com um faturamento de 523 milhões de euros. Um valor que representa um aumento de +9,6 por cento face aos 477 milhões em vendas faturados durante o ano anterior, e que deixa a empresa espanhola com um crescimento de +32,4 por cento sobre os 395 milhões de euros que faturou em 2019, como sabemos, o último exercício a ser concluído sem os efeitos da pandemia do coronavírus.
Quanto à sua rentabilidade, a Tous informou um EBITDA ( lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) que se reduziu para 114 milhões de euros (-1,72 por cento em termos similares), resultando num lucro líquido que totalizou 45 milhões de euros. Este valor representa uma queda de -10 por cento face aos 50 milhões de euros de lucro registados no ano anterior; ainda assim, um aumento de +50 por cento em relação aos 30 milhões de euros de lucro líquido obtidos em 2019. A Tous atribui a queda do lucro às taxas de câmbio.
“Em 2024, cumprimos com sucesso os objetivos definidos para o primeiro ano do plano ‘GEM’”, afirmou Carlos Soler-Duffo, CEO da Tous, em declarações compartilhadas pela direção da empresa. “A Tous é hoje uma marca mais forte, com uma presença global sólida e uma proposta diferenciada e única em joalheria”, além de “alavancas sólidas que se traduziram nos resultados e sobre as quais continuaremos a trabalhar para impulsionar o nosso crescimento sustentável”, complementou.
Um crescimento orgânico com novos formatos comerciais
Analisando o desempenho da empresa ao longo deste último exercício de 2024, por canais de distribuição, as vendas em loja da Tous representaram 76,5 por cento do faturamento total da empresa, num total de 400 milhões de euros (+8,9 por cento). Enquanto o canal online passou de representar 23 para 23,5 por cento do total das vendas da empresa, cerca de 122,9 milhões de euros (+12 por cento).
Sobre os mesmos canais, a Tous destaca que, no caso do canal físico, o crescimento das vendas ocorreu num ano em que a sua rede comercial se manteve estável, apostando no aumento do faturamento através da atualização e renovação da rede de lojas, com cerca de 50 remodelagens realizadas ao longo do ano. Melhorias que serviram para começar a desenvolver novos conceitos de loja, como os primeiros pontos de venda dos novos formatos dedicados exclusivamente às suas linhas Tous Atelier e Suot Studio. No que diz respeito ao canal online, a empresa deu mais um passo na sua aposta na internacionalização, com o lançamento em 2024 do seu novo website global, cuja implementação veio complementar a rede de mais de 600 lojas físicas da Tous, distribuídas por 40 países.
Quanto ao seu desempenho por países e regiões, a Tous limitou-se a assinalar que, mantendo o crescimento orgânico que sustentou 2024, este “foi generalizado em todas as geografias, incluindo os mercados mais maduros para a Tous”, como Espanha e México. Operações com as quais a marca conseguiu reforçar-se em nível global, um dos principais objetivos do plano “GEM”, e para o qual também contribuíram as coleções de óptica, relojoaria e perfumaria produzidas através da concessão de licenças, que, no seu conjunto, geraram um volume de negócios global de aproximadamente 200 milhões de euros, em termos de vendas ao cliente final.
Investimentos de 120 milhões de euros até 2027
Para o exercício de 2025, após investir 31 milhões de euros em 2024 em lojas, infraestruturas e TI, a empresa prevê investir 120 milhões de euros nos próximos três anos para continuar a avançar na implementação do plano estratégico GEM. Um roteiro com o qual a Tous espera continuar a revelar o seu potencial de crescimento, tanto no setor da joalheria como nos diferentes mercados em que opera, após inaugurar o novo capítulo que se seguiu à recompra, em dezembro passado, dos 25 por cento da empresa que se mantinham nas mãos do fundo Partners Group.
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- A Tous fechou 2024 com um faturamento de 523 milhões de euros, um aumento de 9,6% em relação ao ano anterior.
- O lucro líquido diminuiu 10% para 45 milhões de euros, atribuído às taxas de câmbio.
- A empresa planeja investir 120 milhões de euros nos próximos três anos para continuar com a implementação do seu plano estratégico GEM.