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Valentino: receitas de 1,31 bilhão de euros em 2024

By Isabella Naef

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Negócios
Valentino Outono/Inverno 2025, Prêt-à-Porter Créditos: ©Launchmetrics/spotlight.

As receitas da maison Valentino mantiveram-se praticamente estáveis em relação ao ano anterior, totalizando 1,311 bilhão de euros em 2024, uma diminuição de 2 por cento a taxas de câmbio constantes e de 3 percentuais a taxas de câmbio correntes, em comparação com o ano anterior. Em 2023, a empresa havia fechado com 1,349 bilhão de euros.

Venturini: "o nosso trabalho deu um passo decisivo com a entrada de Alessandro Michele como novo diretor criativo"

“Fizemos progressos importantes em 2024, continuando a cultivar a promessa da nossa maison de encantar, surpreender e inspirar os nossos clientes em igual medida, alinhados com os valores da marca desde a sua fundação, desde a inigualável atenção aos detalhes e à dedicação à excelência. O nosso trabalho deu um passo decisivo com a entrada de Alessandro Michele como novo diretor criativo”, salientou, através de uma nota, o CEO Jacopo Venturini.

"As suas primeiras coleções, lançadas nos últimos meses de 2024, já mostraram como a incrível inspiração de Alessandro consegue reinterpretar o passado revisto pelos seus únicos e extraordinários olhos e se conjuga com a liberdade com que Alessandro expressa plenamente o seu gênio criativo. Os meus agradecimentos vão para ele e para todos os colegas da maison, que demonstraram um compromisso constante e uma dedicação admirável num ano de desafios e de progressos”, acrescentou o CEO.

O canal de varejo cresceu 5 percentuais em relação a 2023

O canal de varejo, incluindo o e-commerce, cresceu 5 por cento em relação a 2023, atingindo 70 percentuais das receitas totais, alinhada com a visão da empresa orientada para o varejo e com o objetivo de fortalecer a presença direta no mercado. "Esta estratégia reflete-se também na vontade de reequilibrar o peso do canal de atacado (que em 2024 sofreu uma diminuição de cerca de 20 percentuais) a favor de uma distribuição mais selecionada com parceiros estratégicos", explica a administração numa nota.

As performances no Japão e no Oriente Médio foram boas, juntamente com as Américas, enquanto a Europa e a Ásia enfrentaram situações desafiantes, em particular no segundo semestre de 2024.

O projeto de Balanço consolidado aprovado pelo conselho de administração da Valentino spa apresentou um EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) de 246 milhões de euros, uma diminuição de 22 por cento em relação a 2023, também devido aos efeitos de encargos não recorrentes.

A Valentino continuou a investir na rede de lojas de gestão direta, confirmando a importância que estas representam na relação com os clientes, "guiada pelos valores de singularidade, savoir-faire e foco no cliente", especifica a nota. O e-commerce atingiu uma incidência de 15 por cento nas vendas diretas, em comparação com 11 percentuais em 2023 (+37 por cento a taxas de câmbio constantes). A contribuição do negócio de beleza e fragrâncias, licenciado à L’Oréal, foi positiva, tendo confirmado o crescimento também em 2024, registrando um aumento de 51 percentuais em relação a 2023.

Em 2024, a Valentino manteve a certificação de Equidade de Gênero pelo segundo ano consecutivo. A maison introduziu também um novo contrato empresarial para o varejo (boutique e outlet) e um novo acordo sobre o bônus de produtividade para todos os colaboradores na Itália, introduzindo melhorias no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e no bem-estar.

No que diz respeito ao compromisso com a sustentabilidade, em linha com a estratégia definida em 2023, a maison dedicou-se a fortalecer a governança através de programas formativos dedicados, comitês especializados e grupos de trabalho transversais. Em maio de 2025 será publicado o Balanço de Sustentabilidade de 2024, que ilustrará a pegada de carbono do grupo e os progressos em relação aos principais KPIs (indicador-chave de desempenho, na sigla em inglês), em consonância com os três pilares: pessoas, planeta, produto.

Valentino Outono/Inverno 2025, Prêt-à-Porter Créditos: ©Launchmetrics/spotlight.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • As receitas da Valentino em 2024 mantiveram-se estáveis em 1,311 bilhão de euros, com um crescimento de 5% no canal de varejo.
  • Alessandro Michele assumiu como novo diretor criativo, com suas primeiras coleções já mostrando uma reinterpretação do passado.
  • A Valentino continua a investir em sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores, com foco em equidade de gênero e melhorias no equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Alessandro Michele
Jacopo Venturini
Valentino