• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Varejo óptico cresce 5 por cento em 2025 apesar de leve recuo em outubro

Varejo óptico cresce 5 por cento em 2025 apesar de leve recuo em outubro

Abióptica atribui desempenho inferior à sazonalidade e ausência de gatilhos de demanda
Negócios
Credits: Josh Calabrese/Unsplash
By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

O faturamento do mercado de varejo óptico brasileiro (PDV) em outubro de 2025 registrou retração de um por cento com relação a setembro. No mês, as empresas tiveram vendas que somaram 2,39 bilhões de reais, ante 2,4 bilhões de reais no período anterior. A Abióptica - Associação Brasileira das Indústrias Ópticas - atribui o recuo nas vendas a três fatores: sazonalidade; ausência de gatilhos e redução de vendas posteriormente a um mês bem aquecido.

“Os gráficos de anos anteriores mostram que outubro costuma oscilar e não apresenta picos fortes de venda como acontece em agosto e dezembro”, explica Ambra Nobre Sinkoc, diretora executiva (CEO, na sigla em inglês) da Abióptica, destacando a sazonalidade do consumo.

A falta de gatilhos de demanda como datas comemorativas ou promocionais relevantes para o varejo óptico reduz os impulsos de compra e leva o mercado a operar em estabilidade, de acordo com a executiva. Este seria o segundo fator da queda.

Estimativa de crescimento anual se mantém

Em setembro as vendas apresentaram alta de 7 percentuais frente a agosto, ficando acima da média do trimestre. “Após um mês com aceleração mais intensa, uma acomodação leve no período seguinte é comum”, aponta a CEO.

A estimativa de crescimento para 2025, projetada pela Abióptica, permanece em cinco por cento em relação ao desempenho compilado em 2024. O setor óptico é responsável pelo emprego de aproximadamente 180 mil pessoas em 71.226 pontos de venda. No ano passado, foram abertos mais 5.885 PDVs. Em 2024, o setor óptico movimentou 27 bilhões de reais em vendas, ante 26 bilhões de reais no exercício do ano anterior.

Em resumo
  • O mercado de varejo óptico brasileiro registrou uma retração de 1% no faturamento em outubro de 2025, totalizando 2,39 bilhões de reais.
  • A Abióptica atribui a queda nas vendas à sazonalidade do consumo e à ausência de gatilhos de demanda, como datas comemorativas.
  • A retração também é vista como uma acomodação natural após um mês de setembro aquecido, que apresentou um crescimento de 7% nas vendas.
Abióptica
Faturamento
Varejo
Vendas