• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Varejo óptico fatura 2,4 bilhões de reais em setembro

Varejo óptico fatura 2,4 bilhões de reais em setembro

Volume faturado retoma patamar de julho; crescimento registrado é reflexo da base mais baixa de 2024 quando houve desaceleração de consumo
Negócios
Credits: Sincerely Media/Unsplash
By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

As vendas no varejo óptico brasileiro (PDV) em setembro de 2025 apresentaram crescimento de 10 por cento sobre o mesmo período de 2024. No mês, o faturamento foi de 2,4 bilhões de reais. “Esse crescimento expressivo acontece porque no segundo semestre do ano passado tivemos desaceleração de consumo”, explica Ambra Nobre Sinkoc, diretora executiva da Abióptica– Associação Brasileira das Indústrias Ópticas num comunicado.

Outro aspecto que está influenciando o desempenho em 2025 é a dinâmica de recuperação de mercado do varejo óptico físico. No período, as empresas tem apoiado estratégias comerciais em lançamentos, recomposição de estoques e fortalecimento de ações promocionais de grandes marcas. “Com isso, houve aumento no valor do ticket médio, refletindo o avanço das linhas premium e solares, além da correção inflacionária sobre produtos importados”, avalia a executiva.

O resultado de setembro sinaliza a retomada das vendas de julho quando naquele mês os PDVs do setor óptico faturaram 2,4 bilhões de reais, ante 2,24 bilhões de reais em agosto. “Esse movimento oscilatório nesses três meses mostra que ainda não podemos falar que o crescimento de setembro é uma tendência consolidada”, diz Ambra que completa: “até o final do ano poderemos observar novas variações, mas ainda é cedo para antecipar qualquer uma delas”. A estimativa de crescimento para 2025 projetada pela entidade é de 5 percentuais em relação a 2024.

O setor óptico emprega aproximadamente 180 mil pessoas em 71.226 pontos de venda. No ano passado, foram abertos mais 5.885 PDVs. Em 2024, o segmento registrou 27 bilhões de reais em vendas, ante 26 bilhões de reais no exercício anterior.

Em resumo
  • As vendas no varejo óptico brasileiro cresceram 10% em setembro de 2025, atingindo 2,4 bilhões de reais, impulsionadas pela recuperação do mercado e desaceleração anterior.
  • O aumento do ticket médio reflete estratégias como lançamentos, recomposição de estoques e foco em linhas premium e solares, além da correção inflacionária.
  • Apesar do crescimento de setembro, a Abióptica adverte que é cedo para confirmar uma tendência consolidada, devido à oscilação nos meses recentes, mantendo a estimativa de 5% de crescimento para 2025.
Abióptica
Acessórios
óculos
Setor óptico