Vendas da JD.com aumentam após investimento na entrega de alimentos na China
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Pequim, 13 de maio de 2025 (AFP) – A JD.com registrou um salto no faturamento do primeiro trimestre nesta terça-feira, à medida que a gigante chinesa do comércio eletrônico faz um investimento alto para se estabelecer no setor de entrega de alimentos, que é fortemente competitivo no país.
A plataforma de compras com sede em Pequim enfrentou pressão nos últimos anos devido a uma persistente queda nos gastos domésticos e ao aumento da concorrência com sua principal rival, a Alibaba.
Os investidores agora estão observando atentamente os sinais de como a JD.com se sairá em sua tentativa de desafiar a provedora dominante de entrega de alimentos Meituan, após lançar seu próprio serviço de refeições em fevereiro.
A JD.com alcançou um faturamento líquido de 301,1 bilhões de yuans (41,8 bilhões de dólares) no período de três meses encerrado em 31 de março, de acordo com os resultados publicados na Bolsa de Valores de Hong Kong.
O número representou um salto de 15,8 por cento ano a ano, superando a previsão da Bloomberg de 12 por cento e mais do que o dobro do crescimento de sete por cento no primeiro trimestre do ano passado.
Enquanto isso, o lucro líquido ficou em 10,9 bilhões de yuans durante o primeiro trimestre, melhorando em relação aos 7,1 bilhões de yuans durante o mesmo período do ano passado.
O aumento do lucro ocorreu apesar de uma iniciativa dispendiosa para isentar as taxas de entrega este ano para restaurantes que se registraram antes de primeiro de maio, em uma tentativa de abocanhar participação de mercado da Meituan e da Ele.me da Alibaba.
Na terça-feira, a empresa saudou o "progresso considerável em um tempo muito breve" para sua expansão na entrega de alimentos.
A incursão da JD.com no setor de alimentos ocorre à medida que Pequim abraça cada vez mais as plataformas de serviços online como um motor útil de emprego e consumo doméstico, em face de pressões mais amplas sobre o crescimento. No entanto, a concorrência mais acirrada também levantou preocupações sobre práticas desleais.
A principal supervisora de mercado da China disse na noite de terça-feira (13) que, nos últimos dias, convocou os principais fornecedores de entrega de alimentos, incluindo JD.com, Meituan e Ele.me, para negociações, instando-os a cumprir as leis de comércio eletrônico.
Citando "problemas pendentes na concorrência atual no setor de entrega de alimentos", a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado disse que ela e vários outros departamentos governamentais exigiram que as empresas "promovessem o desenvolvimento padronizado, saudável e ordenado da economia da plataforma".
A CEO (diretora executiva, na sigla em inglês) da JD.com, Sandy Xu, disse na terça-feira que os ganhos da empresa foram impulsionados pela "melhora do sentimento do consumidor e aprimoramentos contínuos nas capacidades da rede de suprimentos e na experiência do usuário da JD".
Isso contrasta com os dados oficiais divulgados no fim de semana, mostrando que os gastos na segunda maior economia do mundo permanecem atolados em uma crise.
Na segunda-feira (12), a China e os Estados Unidos anunciaram uma redução considerável — ainda que temporária — nas tarifas de importação mútuas, após negociações em Genebra com o objetivo de atenuar sua guerra comercial.
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- A JD.com registrou um aumento no faturamento do primeiro trimestre, impulsionado por investimentos no setor de entrega de alimentos.
- A empresa está buscando desafiar a Meituan no mercado de entrega de alimentos, apesar da forte concorrência e preocupações regulatórias.
- O crescimento da JD.com contrasta com os dados oficiais que mostram uma crise nos gastos na China, mas a empresa se beneficiou da melhora do sentimento do consumidor.