Vendas trimestrais da LVMH caem quatro por cento devido a oscilações cambiais
O maior grupo de luxo do mundo, LVMH, informou na terça-feira que sua receita do terceiro trimestre caiu quatro por cento, para 18,3 bilhões de euros (21 bilhões de dólares), devido a movimentos cambiais.
A receita caiu de um patamar de mais de 19 bilhões alcançado no mesmo período de 2024, disse a empresa em um comunicado.
O indicador, no entanto, melhorou no terceiro trimestre de 2025 em comparação com os três meses anteriores, com um aumento de um por cento.
De janeiro a setembro deste ano, o grupo registrou uma receita de 58 bilhões de euros, pressionada para baixo em relação ao mesmo período do ano passado por sua principal divisão de moda e artigos de couro, que inclui marcas como Louis Vuitton e Dior.
As vendas de vinhos e destilados — com suas marcas incluindo Moet e Hennessy —, relógios e joias, além de perfumes e cosméticos, também caíram nesse período em comparação com os primeiros nove meses de 2024.
A empresa insistiu que "mostrou boa resiliência e manteve seu forte impulso inovador apesar de um ambiente geopolítico e econômico conturbado".
Para o terceiro trimestre de 2025, o comunicado relatou "uma melhoria em todos os grupos de negócios e em todas as regiões, com exceção da Europa".
Na Europa, "a receita proveniente dos gastos de turistas diminuiu, afetada pelas flutuações cambiais, que pesaram mais no trimestre do que no início do ano."
A LVMH disse que a demanda caiu no Japão, já que 2024 foi parcialmente impulsionado por maiores gastos de turistas devido a um iene mais fraco.
O grupo disse que as vendas de conhaque foram afetadas pelas tensões comerciais entre Washington e Pequim.(AFP)
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