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Veste apresenta os resultados do 4T de 2023

By Marta De Divitiis

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Negócios

Credits: cortesia Veste

Em videoconferência hoje (5), a Veste, que detém as marcas Le Lis, Bo.Bô, Dudalina, John John e Individual, apresentou ao mercado e investidores os resultados do quarto trimestre de 2023.

Alexandre Afrange, CEO da empresa iniciou explicando que a companhia construiu a base de um novo ciclo de crescimento “com a força das nossas marcas e uma boa estrutura de capital”, disse.

Com uma receita bruta de 1,4 bilhão de reais (crescimento de 4,6 por cento em relação ao ano de 2022) a empresa teve um lucro bruto de 728,8 milhões de reais, representando um aumento de 9,1 percentuais em relação ao ano anterior. O SSS - Same Store Sales, indicador importante para mensuração da eficiência da operação de lojas, apresentou um aumento de 10,4 por cento, com 11 trimestres seguidos de crescimento consecutivos.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de 224,4 milhões de reais, equivalente a 12 percentuais a mais que os valores de 2022. "O lucro líquido ajustado foi de 55,9 milhões de reais em 2023, com margem líquida ajustada de 5,0 por cento, representando um importante marco após a adequação do nível de endividamento da Companhia, que hoje está em patamar saudável de 0,8 vezes o EBITDA,” disse o CEO.

“Atingir e manter o crescimento rentável e sustentável da companhia são ações estratégicas claras e estão assentadas nos seguintes pilares: resgate e atualização da essência única de cada marca; experiência do cliente como diferencial; valorização do time e alinhamento em torno de objetivos de longo prazo; foco na venda a preço cheio e gestão da base de lojas visando à rentabilidade”, explicou Afrange.

Credits: cortesia Veste

Cada marca e canal está em diferentes estágios de maturidade

A Les Lis e Bo.Bô já tenham concluído o resgate da essência das marcas, que se estende à coleção, compra, precificação, forma de exposição das peças em loja, comunicação e composição da equipe. Em 2023, a empresa traduziu essa essência para os conceitos arquitetônicos das lojas, concluindo o ano com 14 operações da Le Lis e quatro da Bo.Bô reformadas. "Os resultados das duas marcas em 2023 atestam o sucesso da estratégia implementada”, justificou o CEO.

A Le Lis apresentou crescimento de vendas de 12,8 por cento em relação a 2022 e aumento de SSS de 15,0 percentuais, enquanto o faturamento bruto da Bo.Bô cresceu 24,4 por cento, com evolução notável do SSS de 27,6 percentuais. "Alguns dos próximos passos importantes são a continuidade do plano de conversão das lojas para seus novos conceitos, o investimento no canal digital, a aceleração do B2B e a busca constante pela excelência de atendimento”, concluiu.

O processo de evolução da marca Dudalina foi intensificado a partir do final de 2022, adaptando as boas práticas observadas na Le Lis e na Bo.Bô à sua realidade. Os resultados no varejo já são evidenciados pelo crescimento de SSS de 6,9 percentuais em 2023, impulsionado pela implementação de um novo conceito de loja já presente em 11 operações. O CEO explicou que no B2B, foi feito um aumento de margem bruta no segundo semestre, que contribuiu para redução temporária de vendas deste canal, mas que é importante para o crescimento rentável e sustentável da marca no longo prazo. Parcialmente, como consequência desses movimentos, o faturamento da Dudalina caiu 1,2 percentuais em 2023. "A partir de 2024, estamos focados na implantação das reformas, no crescimento do canal B2B como fortaleza histórica da marca e no início da abertura de franquias como alavancas de crescimento”, adiantou Afrange.

A John John foi a última marca a iniciar seu processo de transformação, executado de forma mais significativa a partir do segundo semestre de 2023 e ainda sem impacto positivo nos resultados de 2023, quando o faturamento caiu 11,0 por cento em relação a 2022. A exemplo das demais marcas, a companhia tem a segurança de que os ajustes que estão sendo feitos levarão a uma reversão dessa trajetória próximo ao fim de 2024. "Cada marca da Veste possui uma identidade única e um posicionamento claro em nosso portfólio. O que todas têm em comum ao longo de suas histórias é a distinção na proximidade com o cliente e a excelência no atendimento. Com o suporte de um comitê multidisciplinar de experiência do cliente, zelamos todos os dias pelo legado dessas marcas, atingindo o NPS - Net Promoter Score (que avalia a satisfação dos clientes) de 82 em 2023”, finalizou.

Credits: cortesia Veste

ESG

A sustentabilidade da Veste está intrinsicamente ligada à interação com todos os interessados, guiando a estratégia de ESG (questões ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). Em 2023, foi intensificado o compromisso com a redução de emissões, aderindo ao Movimento Ambição Net Zero do Pacto Global da ONU. Houve também um reforço à diversidade e inclusão, implementando, entre outros, um programa de Desenvolvimento de Talentos Negros e mantendo o compromisso com a igualdade de gênero, contando com a participação de 63 por cento de mulheres entre os cargos de alta liderança. Por fim, houve a incrementação da transparência das informações, tendo divulgado o relatório anual de 2022 pela primeira vez de acordo com as diretrizes GRI (representam as melhores práticas globais para o relato público dos diferentes impactos econômicos, ambientais e sociais). Em 2023 houve a celebração os 15 anos do IPO - Oferta pública inicial, na sigla em inglês - da Veste e 35 anos da marca Le Lis.

Bo.Bô
Dudalina
John John
Les Lis
Veste