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Vulcabrás divulga resultados do 1T

By Marta De Divitiis

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Negócios

A Vulcabrás anunciou seus resultados do primeiro trimestre de 2021, por meio de anúncio aos investidores, ontem, dia 11 de maio. A empresa, que recentemente decidiu focar suas operações na gestão de marcas de esporte, licenciando a marca feminina Azaleia para o Grupo Grendene, tem valor de mercado de 1,8 bilhão de reais.

Logo no início, Pedro Bartelle, diretor presidente da empresa, explica que apesar da retomada econômica do segundo semestre de 2020 apontar para a continuidade desse movimento, com a segunda onda do coronavírus, houve uma queda de 18 por cento no varejo de vestuário e calçados, de acordo com índices do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

"Mesmo diante de tantos desafios impostos neste primeiro trimestre de 2021, a Vulcabrás segue com crescimento nos resultados, com aumento de 64 por cento do lucro líquido (representado por 14,6 milhões de reais) em relação ao mesmo período do ano passado,”diz o executivo.

Vale dizer que o e-commerce com as marcas da empresa manteve a tendência de expansão, e apresentou um aumento de 22,2 percentuais em relação ao mesmo período de 2020. Em março foi iniciada a operação de e-commerce da Mizuno sob a nova gestão.

Receita líquida e margem bruta

Mantendo a tendência de crescimento do terceiro e quarto trimestre do ano passado, a receita líquida do primeiro trimestre deste ano teve um aumento de 30,7 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, num total de 311,9 milhões de reais.

Apesar dos custos de produção terem aumentado, a margem bruta teve um acréscimo de 34 por cento. Já a margem EBITDA - lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização - foi de 37,3 milhões de reais, representando um acréscimo de 31,7 percentuais quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Segundo Bartelle, o crescimento da receita pelo terceiro trimestre consecutivo é reflexo do ganho de market share das marcas nos clientes varejistas, sustentado pela performance positiva das coleções adaptadas à nova realidade de mercado e ao comportamento do consumidor.

O volume bruto produzido pela companhia foi de 5,1 milhões de pares de calçados, com um aumento de 7,1 por cento em relação ao mesmo período do ano de 2020.

Responsabilidade socioambiental

Em fevereiro deste ano a planta industrial da Bahia recebeu dois projetos de sustentabilidade: uma área de 30 mil metros quadrados teve 2 mil mudas nativas plantadas, de forma a se transformar em área de preservação ambiental. O segundo foi a conclusão do projeto de reutilização e reciclagem de 100 por cento de seus resíduos que passaram a ser integralmente reutilizados como matéria prima e insumos para outras indústrias parceiras.

“A companhia está preparada para ambientes controversos e está pronta para uma expansão ainda maior em um momento de retomada'', concluiu Bartelle.

A Vulcabras atua há mais de seis décadas no segmento calçadista brasileiro, tendo sido fundada em 1952 em São Paulo. Hoje, consolidada como a maior indústria do setor calçadista esportivo brasileiro é gestora das marcas Olimpikus, Under Armour e Mizuno, dominando todas as etapas do processo produtivo. Contam com mais de 10 mil clientes no território nacional e mais de 20 países, destacando-se na América do Sul.

Fotos: cortesia Vulcabras e H.Neto/Fractal Fotografia Esportiva

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