3ª Trama Afetiva destaca criação colaborativa e sustentabilidade
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Promovida pela fundação Hermann Hering a terceira edição do Trama Afetiva, que ganhou o status de festival, acontecerá do dia 20 a 23 de agosto no Centro Cultural São Paulo, no bairro do Paraíso, com direção criativa do consultor de tendências Jackson Araújo.
O eventoserá uma experiência colaborativa de aprendizagem em upcycling – transformação de material a ser descartado em itens com maior valor agregado e novas destinações de uso - que visa promover o debate em torno da importância do coletivo e de novos formatos de negócio.
Nessa iniciativa 10 estudantes e profissionais de moda e design previamente selecionados se reunirão e farão uma imersão sensorial e criativa em oficinas, workshops e atividades desenvolvendo novos produtos sob a tutoria dos designers Patrícia Centurion, Eduardo Borém, Itiana Pasetti e Jorge Feitosa.
Design, qualidade e sustentabilidade serão os pilares dessa produção e a matéria-prima utilizada será o feltro feito a partir da desfibração de peças que retornam das lojas da Cia. Hering, em parceria com a empresa paulista Feltros Santa Fé.
O desafio será trabalhar de forma colaborativa com essa matéria-prima, com técnicas de upcycling. É uma das bases da chamada Economia Circular, que defende a utilização de resíduos como insumos para a produção de novos produtos.
“A ideia da Trama Afetiva é promover a atualização das forças criativas, produtivas e de conhecimentos manuais de forma a apontar novos caminhos para a cultura de moda e design,” diz Araújo. No último dia haverá uma mostra com os produtos desenvolvidos durante as oficinas.
Além dessa atividade 30 interessados poderão participar da Oficina Retratos, com três workshops que abordarão o design de superfície e estamparia digital. Para tanto há uma inscrição prévia no site do evento.
Durante os quatro dias de festival o público em geral poderá participar de painéis de debate, exposições de arte e cinema, além de apresentações musicais. No decorrer de todo o projeto haverá acesso por meio de transmissões por streaming pelas redes sociais.
O conteúdo resumido de todo o trabalho será publicado e distribuído gratuitamente em escolas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos voltadas para educação e arte. Será também disponibilizado para download gratuito na internet.
Os interessados têm até o dia 10 de agosto para realizar a inscrição no site do evento. O anúncio dos selecionados será dia 15 de agosto.
A Fundação Hermann Hering foi criada em 1935 em homenagem ao pai dos fundadores da Cia. Hering. Inicialmente o objetivo era oferecer benefícios e assistencialismo social aos funcionários da empresa. Mais tarde tais benefícios foram incorporados pela companhia e a Fundação passou a ter novas funções. Em 2011 após uma revisão estatutária o propósito passou a ser a ampliação da capacidade empreendedora por meio da disseminação do conhecimento no campo da moda.
Foto: Cortesia Trama Afetiva