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Cultura

A neurociência ligada ao consumo é tema do livro O Cérebro e a Moda

By Marta De Divitiis

11 de fev. de 2021

Lançado pela Editora Senac São Paulo o livro escrito pela coordenadora dos cursos da área de Moda e Beleza do Senac Lapa Faustolo, Nathalia Anjos, apresenta como a moda e seus paradigmas impactam emocionalmente as pessoas. A autora, pós graduada em História e pós graduanda em Neurociência e Comportamento pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de SP - investiga os modelos mentais a que estamos condicionados, assim como os mecanismos cerebrais de recepção e interpretação das imagens a que somos expostos. Nathalia propõe uma análise mais consciente tanto das roupas como das informações que consumimos e analisa a possibilidade de disrupção dessa estrutura. Outro ponto abordado é como a Arte e a Tecnologia contribuem para o universo da moda.

“O livro coloca em pauta a questão do consumo de imagens de moda e como isso impacta em nosso comportamento. Sob a lente da neurociência, fazemos uma análise das influências que recebemos por meio de estímulos estéticos e trazemos para o nível da consciência o aprendizado de comportamentos gerados por essas influências,” explica a autora ao FashionUnited. O livro passa por uma série de questões muito atuais, procurando dar pistas sobre a formação e a propagação de gostos e desgostos em um mundo de influenciadores cada vez mais controlados pela programação de algoritmos e seletores de conteúdo.

A sociedade é imagética e utiliza a moda como mídia. "Quando discutimos os comportamentos na moda, estamos falando de imagens. É por meio das imagens que a moda dissemina, valida ou promove comportamentos. Na formação dessas imagens entra um elemento surpresa, que é o entretenimento, e você com certeza vai entender o que digo, se pensar nas redes sociais", instiga a autora no release de divulgação. O livro já está disponível para venda nas principais livrarias e e-commerces do país.

Foto: cortesia Editora Senac