ESPM inicia segunda turma de curso de pós-graduação em moda digital
loading...
O mercado de moda foi impactado pela pandemia, obrigando as empresas a acelerar seus processos de digitalização. Novos desafios e novas oportunidades estão surgindo a partir daí. A ESPM SP - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, lançou ainda em março o primeiro curso de pós-graduação no Brasil em moda digital - Fashion Digital Business. Inicialmente presencial, ele foi finalizado de forma online devido ao isolamento social imposto pela segurança sanitária e a segunda turma, que terá início em 25 de agosto, terá aulas via Internet.
"A estratégia digital será a espinha dorsal dos modelos bem-sucedidos em moda no futuro. Muitas marcas ainda não compreendem como fazer uma gestão de negócios adaptada no ambiente digital", afirma Katherine Sresnewsky, coordenadora do curso. "Queremos preencher essa lacuna,” complementa ela no release de divulgação.
A pós-graduação percorre todas as etapas da gestão do negócio da moda por meio da estratégia digital: concepção do produto, posicionamento de preço, formato de venda, comunicação e gestão dos serviços oferecidos. Em cada uma delas, são apresentados fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado. "Nosso modelo de curso é único no Brasil e tem linhas comuns com as capacitações oferecidas em alguns dos principais centros mundiais da moda, como Paris e Milão", diz a coordenadora.
Segundo Katherine falou para o FashionUnited o curso foi idealizado em outubro de 2019, é uma pós graduação com a duração de três semestres. É destinado aos profissionais do segmento de moda e também de empresários interessados em entrar na área. Entre os professores estão profissionais especializados em negócios, cultura digital e moda como Anay Zaffalon, Fernando Souza, Caline Migliato, Fabrício Saad, Cláudio Santos, Fernando Souza, Júlio Moreira, Felipe Dellacqua, Charlley Luz, Alexandre Marquesi e Maya Mattiazzo entre outros.
O curso conta com o apoio da Abest - Associação Brasileira de Estilistas, tanto em conteúdo de palestras como aproximação dos alunos com o mercado e a HS&E, empresa de gestão de negócios com machine Learning e IA - inteligência artificial, na solução digital utilizada na disciplina de SAC para a construção de estratégia de atendimento para o cliente digital.
A ESPM é uma escola de negócios, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis.
Foto: Brooke Lark/Unsplash