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Farfetch apoia exposição na Pinacoteca de SP

By Marta De Divitiis

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Cultura

A plataforma global de moda luxo Farfetch, está apoiando a exposição Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, que ficará em cartaz até janeiro de 2023 na Pinacoteca de São Paulo.

A companhia assim dá continuidade à estratégia de marca indo ao encontro da tendência comportamental que associa consumidores valorizando aspectos imateriais na hora da compra. No release de divulgação é citado o estudo "The New Luxury: Buying In is the New Selling Out", da Highsnobiety, apontando que 42 por cento de seus leitores dizem que suas marcas favoritas os inspiram a expandir seus horizontes culturais.

Segundo Renato Guerra, vice presidente da empresa para a América Latina, o projeto é uma continuidade natural para a estratégia da marca, que vem apoiando a cultura urbana frequentemente nos últimos anos. O tema também é uma editoria fixa no Instagram oficial da Farfetch, que mensalmente recebe o conteúdo Art Drops, com pílulas sobre história da arte, análises e reflexões sobre importantes exposições e artistas.

O executivo diz ainda que a Farfetch reforça seus pilares por meio dessa parceria, que fala não apenas sobre cultura, mas passa pelos territórios da curadoria, exclusividade, inovação e diversidade.

150 obras de 78 artistas

A exposição aborda experiências urbanas em 150 obras de 78 artistas, como Andy Warhol, Edward Hopper, Charles White, Emma Amos, George Nelson Preston, Jacob Lawrence e Vivian Browne. No ano em que se celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o museu examina como a ideia de modernidade é elaborada nas artes visuais dentro e fora do Brasil.

Em Pelas Ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, a multiplicidade dos trabalhos exibe um ambiente urbano que é ao mesmo tempo um lugar de encontro, entretenimento, multidões, mas também de segregação, solidão, conflito e reivindicações sociais. E tudo isso se conecta à moda como comportamento e, nos dias atuais, pode ser observado pelo “novo luxo”, no qual a moda da rua dita boa parte das tendências vistas na passarela.

Vale refletir que especialistas de moda discutem a ideia de que não existe mais distinção entre streetwear e a alta moda e como o apelo da categoria se dá, principalmente com o público masculino, sendo responsável por recuperar o interesse e a relação do homem contemporâneo com a indústria da moda.

Guerra diz que "o boom do streetwear acontece totalmente em sintonia com as comunidades fortes e engajadas criadas em volta das grandes marcas do segmento, que trabalham com drops limitados e totalmente exclusivos. Nesse sentido, o compromisso da Farfetch com a criação e a consolidação de uma comunidade forte fazem do streetwear uma categoria essencial na missão da plataforma de empoderar individualidades. E, para nós, o apoio à exposição e a construção coletiva em volta da temática da mostra materializa todo esse processo”, justifica.

A Farfetch Limited foi fundada em 2007 e hoje conecta clientes em mais de 50 países e mais de 1.400 marcas. É a principal plataforma global de tecnologia para a indústria da moda de luxo.

A Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo. Seu acervo conta hoje com cerca de 11 mil peças. Possui dois edifícios abertos ao público, a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação, e um terceiro em construção, a Pinacoteca Contemporânea. A Pina Luz foi a antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios.

Fotos: Gerald Willians, Bárbara Crane

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