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Mário Queiroz lança Homens e Moda no Século XXI

By Marta De Divitiis

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Cultura

Foi lançado dia 25 de novembro em São Paulo o livro Homens e Moda no Século XXI, do designer, doutor em comunicação e semiótica, Mário Queiroz, pela editora Senac Rio. A obra retrata o comportamento e a moda masculina, particularmente a brasileira, dos últimos períodos a partir dos anos de 1990.

Terceiro livro de Queiroz, que já teve grife homônima, seu texto nos convida a uma reflexão a respeito de comportamento e moda, passando inclusive pela experiência do autor como estilista. É uma oportunidade de entender o processo de criação de um designer e diretor criativo por ele próprio, segundo o release de divulgação.

“Apesar de já ter escrito outros livros, essa é a primeira vez que as ilustrações são de minha autoria,”revela Queiroz no evento de lançamento e noite de autógrafos. Assim podem ser observados na capa e ao longo das páginas vários desenhos do autor.

Comportamento, o poder da fotografia e do filme fashion, convenções culturais e o universo digital são abordados em vários capítulos, numa narrativa que mostra as limitações impostas pelo mercado e oferece ferramentas para o entendimento da questão.

Mário Queiroz atua no mercado de moda desde quando estudava comunicação social na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, sua cidade natal. Atua como consultor em empresas têxteis, de jóias, varejo e comunicação. Criou e coordenou o curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi e foi diretor do Instituto Europeo di Design de São Paulo. É professor de pós-graduação e palestrante. Idealizou e coordenou o evento Homem Brasileiro, que abordou a masculinidade e o desafio dessa masculinidade inserida na sociedade contemporânea.

Fotos: cortesia da editora Senac Rio e Mário Queiroz

Mário Queiroz
Moda masculina
Século XXI