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31ª edição do Inspiramais mostra a resiliência da cadeia produtiva da moda

By Marta De Divitiis

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Feiras
Exposição de materiais na entrada do salão Credits: Marta De Divitiis

O Inspiramais, salão que lançou mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria, móveis e bijuterias dias 21 e 22 de janeiro, deve gerar mais de 45 milhões de reais. O evento, que aconteceu no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS, se destacou pela transversalidade dos materiais apresentados pelos seus mais de 150 expositores.

Segundo a superintendente da Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, Silvana Dilly, o Inspiramais mostrou a recuperação da cadeia produtiva da moda, abalada pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio passado. “A transversalidade dos materiais como ferramenta de competitividade vem ajudando o setor nessa recuperação. Hoje, temos aqui materiais que atendem do mercado pet ao mercado de calçados, uma infinidade de possibilidades”, avaliou no release de divulgação.

Presente pela primeira vez no salão de moda, o setor de tapeçaria automotiva gerou negócios importantes, tanto no mercado doméstico quanto internacional.

Palestra de Walter Rodrigues Credits: cortesia Assintecal

Walter Rodrigues apresenta preview de pesquisa

Estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, apresentou o tema da pesquisa norteia o presente, Burnout no primeiro dia do evento. Já no dia 22, mostrou aos presentes o Human 2026 II, que terá seus resultados materializados no próximo Inspiramis de julho, em São Paulo/SP.

“Começamos 2025 com a palavra Burnout, um cansaço gerado pela profusão de ideias, momentos pesados, difíceis, complicados”, falou ao FashionUnited e continuou: “mesmo nestes momentos temos que ser criativos e positivos, temos que continuar acreditando na moda e que temos esta indústria gigantesca por trás e que precisa continuar”. Enquanto na vanguarda as tonalidades chamadas “falsos pretos” se destacam, no momento atual temos, transitando da vanguarda para o mais comercial, muitas cores, tramas e brilhos, desde materiais naturais, misturados com cristais e pérolas, em brincadeiras tropicalistas do Sul Global. Comercialmente, temos a questão intergeracional, falada no evento passado, com singularidade entre as várias gerações. “Essa excentricidade de pessoas nas pontas das gerações, as unem numa maneira de vestir única, que vão à luta, sem pensar em tendências”, completou.

Para a próxima temporada a pesquisa traz a oposição ao Burnout, tema apresentado em produtos na edição de janeiro. No lugar das cores escuras e da estética sombria, que traduz um tempo de incertezas, medos e guerras, para a próxima temporada a estética trará esperança de dias melhores. “Esperança é a palavra-chave da pesquisa. Dividimos o tema em dois subtemas, um da esperança que gera a comunidade, com muita espontaneidade, elementos pops e de dança, e outro da esperança utópica, que em oposição ao consumidor mais autocentrado e romântico, traz extravagâncias”. Nas peças, o que se vê são materiais com muito volume, brilhos, estampas, transparências, tecidos acetinados, sobreposições, misturas de texturas antagônicas e elásticos. “O conforto em produtos adaptáveis também aparecerão nos materiais”, acrescentou durante a palestra.

Representantes da CUFA falam ao público Credits: cortesia Assintecal

“Favela não é carência, é potência”

A frase célebre, proclamada pelo ativista social e fundador da CUFA - Central Única das Favelas, Celso Athayde, foi lembrada durante a apresentação da organização no segundo dia do salão.

Contando a história da organização, que há mais de 20 anos promove desenvolvimento e inclusão em zonas periféricas de todo o Brasil, o coordenador municipal da CUFA em São Leopoldo e Novo Hamburgo, Pablo Dalavera, ressaltou o potencial das favelas brasileiras que movimentam, anualmente, um mercado de mais de 200 bilhões de reais. “Se fôssemos um Estado, seríamos o quarto mais populoso e o sexto mais rico do Brasil”, frisou durante a palestra. Atualmente, o Brasil possui mais de 12 mil favelas. No Rio Grande do Sul, a CUFA possui sedes em 15 cidades da região metropolitana de Porto Alegre e zona Sul do Estado.

Segundo Dalavera, a oportunidade de participar de um evento como o Inspiramais é “revolucionária”. Isso porque o salão gera conexões importantes com empresas da cadeia produtiva do couro e calçados, que podem ajudar - e serem ajudadas - na atuação junto à CUFA. No salão, a central apresentou produtos de seis empreendedoras de comunidades carentes do Rio Grande do Sul. “Estar aqui dá visibilidade para as nossas iniciativas fora das favelas, gerando conexão com as empresas do setor coureiro calçadista brasileiro”, comentou.

O diretor-executivo do complexo de oportunidades da CUFA, Eduardo Pereira Cardoso, destacou as oportunidades da integração com empresas do setor, em especial para suprir uma carência importante nas comunidades e nas indústrias: na favela faltam oportunidade e na indústria falta mão de obra. “Por ano, atendemos mais de 2 mil pessoas e funcionamos também como um hub que conecta a comunidade, poder público e empresas. Precisamos perceber que favela é potência econômica”, disse ao público presente.

Entre as iniciativas mais importantes da CUFA está a Expo Favela, que terá sua próxima edição em maio de 2025. Na feira, empreendedores de comunidades têm a oportunidade de apresentar - e vender - seus produtos para milhares de consumidores. Em breve serão disponibilizadas mais informações no site da entidade.

Prêmio Origem Sustentável

O selo Origem Sustentável é o único programa do mundo a certificar práticas ESG em empresas da cadeia produtiva do calçado, recertificou oito fornecedores de materiais durante o evento.

Criado pela Assintecal em parceria com a Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80 por cento dos indicadores alcançados); Ouro (+60 percentuais); Prata (+40 por cento) e Bronze (+20 percentuais). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Atualmente, mais de 100 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos.

Foram recertificadas as empresas Cofrag (upgrade de Ouro para Diamante), RR Componentes (Diamante), Lev Termoplásticos (Diamante), M3 Tingimentos (Prata), Wolfstore (Prata), Pégasus (Prata), Palmiarte (Prata) e CB Injetados (Prata).

Representantes do Prêmio Primus e do Selo Origem Sustentável Credits: cortesia Assintecal

Prêmio Primus

Considerado o principal prêmio da indústria de componentes para couro e calçados do Brasil, o Prêmio Primus destacou, na noite do último dia 21, cases de empresas do setor nas áreas de sustentabilidade, exportação, inovação tecnológica e design. A entrega da premiação fez parte da programação do salão.

Na oportunidade, o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, ressaltou a relevância da geração de cases positivos que se tornem referências para o desenvolvimento setorial. “A Assintecal, como entidade representativa de uma cadeia que gera riqueza e empregos para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, tem como missão primordial seguir desenvolvendo a nossa atividade em consonância com os anseios do mercado. O Prêmio Primus, há quase 20 anos, é uma ferramenta fundamental de desenvolvimento e competitividade”, comentou o dirigente ao agradecer todos os presentes, expositores, visitantes, associados, imprensa e, sobretudo, os apoiadores. “Sem o apoio dos nossos parceiros, nada disso seria possível”, acrescentou durante a cerimônia de premiação.

Os vencedores foram: Exportação - Novos exportadores - WS Metais; Exportação - Exportação Consolidada – Polako; Inovação Tecnológica - Inovação Aberta - MGE - Ambiente Verde; Inovação Tecnológica - Projeto no Plano - MPE - Martine Digital; Inovação Tecnológica - Projeto no Plano - MGE – Jotaclass; Inovação Tecnológica - Projeto em Andamento - MGE – Cipatex; Design - MGE - JR Dublagens; Design INSPIRAMAIS - Couros e peles exóticas - Curtume Mats e Design INSPIRAMAIS - Tecidos Bertex.

Projeto Comprador

Nesta edição, o Inspiramais contou com o Projeto Comprador, realizado no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor de componentes promovido pela Assintecal em parceria com a Apexbrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Pelo projeto, vieram ao Brasil 23 grupos internacionais da Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Paraguai. Os negócios gerados, entre efetivados e alinhavados com expositores, ultrapassaram 7,5 milhões de dólares, o equivalente a 44,5 milhões de reais.

Summary
  • O Inspiramais 2025 gerou mais de 45 milhões de reais em negócios, mostrando a recuperação da cadeia produtiva da moda após as enchentes no Rio Grande do Sul.
  • O evento destacou a transversalidade de materiais, com expositores de diversos setores como calçados, confecções e tapeçaria automotiva, expandindo as oportunidades de negócios.
  • As pesquisas apresentadas por Walter Rodrigues apontaram para uma tendência de esperança e otimismo na moda, contrastando com o tema 'Burnout' do início do ano, com foco em cores vibrantes, texturas e materiais inovadores.
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