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3ª edição da BFSHOW encerra com perspectivas positivas para 2025

By Marta De Divitiis

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Feiras
Corredor da feira Credits: cortesia Abicalçados

Mais de 330 marcas participaram da BFSHOW, de 11 a 13 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). A feira calçadista, em sua terceira edição, registrou recorde de visitação e negócios. De acordo com a organização, nos três dias passaram nos pavilhões do evento mais de 10,4 mil compradores, o dobro da edição de novembro de 2023. Segundo a Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, os negócios aconteceram em volumes importantes, ainda não tabulados.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a BFSHOW foi determinante para as expectativas positivas do setor. Para 2024, a previsão de crescimento na produção ultrapassa os 3 por cento, para mais de 890 milhões de pares. Já para 2025, o crescimento ficará em torno de 2 percentuais, fazendo com que o setor recupere as perdas da pandemia e alcance mais de 900 milhões de pares produzidos.

“Temos aqui uma grande vitrine do calçado brasileiro para o mundo. Reunimos, nesses três dias, as principais marcas do País e compradores de mais de 60 países”, avalia o dirigente no release de divulgação, ressaltando que na feira, ocorreram negócios significativos tanto no mercado doméstico quanto internacional. “Para a atração de compradores de fora do País, a BFSHOW atuou em conjunto com a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Somente com esses projetos foram convidados 160 importadores e cinco jornalistas internacionais para divulgar o nosso produto no exterior”, lista Ferreira no mesmo informe.

Kidy Outono/Inverno 2025 Credits: cortesia Kidy Calçados

Crescimento de vendas e expectativas para 2025

Apesar do alto custo Brasil, da concorrência desleal e das constantes falsificações (especialmente dos calçados esportivos), relatadas pelos empresários do setor durante coletiva de imprensa da feira, o ano de 2024, mesmo com todos estes desafios, foi de crescimento. A expectativa para o ano que vem também revela otimismo.

No segmento infantil Rafael Menezes, gerente comercial da Kidy Calçados contou ao FashionUnited que 2024 foi de grande crescimento (26 por cento). A pretensão da empresa é aumentar 40 por cento em 2025, contando com a exportação (exportam para 40 países). O avanço das vendas aconteceu a partir de outubro (Dia das Crianças), com o lançamento da coleção Surpresa (cada calçado vem com um brinquedo surpresa), que ofereceu recorde de vendas. A marca atualmente produz 15 mil pares diários e o mercado interno responde por 90 por cento das vendas.

Andrea Kohlrasusch, presidente da Bibi Credits: cortesia Bibi Calçados

Os calçados Bibi, também infantis, de acordo com a CEO Andrea Kohlrausch, fechará o ano com aumento de 10 por cento nas franquias e licenciados. Na parte industrial o crescimento foi de 6 percentuais em relação ao ano de 2023. “Projetamos crescimento em 2025, de mais de dois dígitos”, explicou ao FashionUnited. Pela empresa ter fábrica no Rio Grande do Sul, abalado por enchentes catastróficas no primeiro semestre do ano, houve uma ligeira queda de vendas durante duas semanas do segundo trimestre, logo recuperadas. Ainda para o ano de 2025 a executiva prevê abertura de novas lojas no exterior (atualmente são 22 lojas) e, até 2030, a ideia é estar com 100 unidades na América Latina.

Tatiana Muller, gerente de exportação Ramarim Credits: acervo pessoal

Entre os produtos femininos, a gerente de exportações dos calçados Ramarim, Tatiana Muller, acrescenta que apesar do panorama mundial ter sido difícil, a marca está apostando no sucesso de sua coleção de inverno 2025 no exterior. “Em alguns mercados, como a Argentina, apresentamos um crescimento de vendas e nossa expectativa é um aumento de 30 por cento em 2025. Depois dos sapatos e botas, nossos tênis estão se consolidando no mercado externo”, falou.

Ana Carolina Grings, vice-presidente da Piccadilly, não revelou números, mas garantiu que a empresa obteve um crescimento no mercado interno durante 2024. Para o fim do ano, com as vendas de Natal, a marca espera superar seus índices anteriores com a collab da linha Mashmallow e Ursinhos Carinhosos. “O calçado, extra macio, vem com um pingente do personagem e traz um conforto emocional, que nos remete à infância”, disse. Para o próximo ano a marca busca uma alavancagem ainda maior de suas vendas.

Entre as marcas masculinas, a Democrata já vem ganhando destaque com a linha de tênis, que já representa 50 por cento das vendas. Nestas últimas coleções a marca tem trazido a performance esportiva para os calçados casuais. Segundo Breno Cintra Pugliesi, diretor criativo, “agora em 2024 estamos com um crescimento de 12 por cento em relação ao ano de 2023 e tivemos aumento nas lojas licenciadas (hoje são 130 lojas), que passarão a modelo de franquia em 2025, quando pretendemos abrir mais 50 unidades”, explicou. De acordo com o executivo nas lojas licenciadas é que a essência da marca é apresentada ao consumidor. A marca acabou de lançar uma linha de tênis femininos, que tem em Gisele Bündchen sua estrela de campanha.

Tênis Democrata Credits: cortesia Democrata
Sumário
  • A BFSHOW 2024 bateu recordes de visitação e negócios, com mais de 10.400 compradores e projeções positivas para o setor calçadista brasileiro.
  • Diversas marcas de calçados reportaram crescimento significativo em 2024, com expectativas otimistas para 2025, apesar dos desafios do mercado.
  • O sucesso se deve a fatores como novas coleções, estratégias de marketing e expansão para o mercado internacional.
Bfshow
calçados femininos
Calçados infantis
calçados masculinos