• Home
  • Notícias
  • Feiras
  • ABF Expo 2025: franquia é alternativa de expansão de negócios

ABF Expo 2025: franquia é alternativa de expansão de negócios

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more
Feiras
Entrada da ABF Expo 2025 Credits: cortesia ABF

Entre os dias 25 e 28 de junho o Expor Center Norte, na capital paulista recebeu a 32ª edição da ABF Expo 2025, uma das maiores feira do segmento no mundo, organizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. A feira aconteceu nos pavilhões branco e verde numa área de 34 mil m2, sendo que foram 403 marcas expositoras e destas, 115 estreantes, entre os mais diversos segmentos, do alimentício ao educacional, passando por moda, beleza e prestação de serviços, entre outros.

Em coletiva de imprensa a entidade apresentou dados que revelaram que o setor foi responsável por um faturamento de 278,490 bilhões de reais nos últimos doze meses. Só no primeiro trimestre de 2025 as franquias responderam por 1.728.022 empregos diretos.

De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “nesse primeiro trimestre do ano, o franchising driblou restrições, como por exemplo, a alta taxa de juros (Selic) e o bolso mais apertado do consumidor, para atingir resultados relevantes. Como fator sazonal, é importante ressaltar que a Páscoa, que contribuiu para o crescimento do setor no primeiro trimestre de 2024 e ocorreu em abril passado, poderia ter alavancado ainda mais esse bom desempenho”.

Na visão do presidente da ABF, “rápida adaptabilidade às condições do mercado, inovação, diversificação de modelos, como por exemplo os formatos mais enxutos e foco na experiência do consumidor são algumas das razões para o crescimento da receita em todos os segmentos do franchising nesse primeiro trimestre do ano”.

Detalhe de estande Credits: cortesia ABF

Franquias de Moda cresceram 8,5 por cento em 2024

No primeiro trimestre de 2025 o segmento de moda 6,425 bilhões de reais, um incremento de 9,9 percentuais em relação ao mesmo período de 2024.Participaram da feira várias marcas de moda, tanto de roupas como de calçados e acessórios.

A Bibi Calçados Infantis, que destacou o aumento de visitantes. A presença na feira, foi uma estratégia para aumentar a visibilidade e a meta no pós-evento é fechar sete contratos já alinhavados.

Gleison Fernandes, diretor de Franquias da Constance, marca mineira de calçados e acessórios femininos, explicou que a empresa está em quase todos os estados brasileiros, com 330 lojas. “Nossa expectativa é chegar ao fim de 2025 com 360 lojas abertas, num plano de expansão bastante agressivo. Nosso diferencial é o acompanhamento do franqueado em todo o ciclo, de ponta a ponta”. A rentabilidade da loja é de 8 a 12 percentuais. Em termos de marketing, além das campanhas, a marca conta com um truck (caminhão loja), que pode circular em todos os locais e que faz muito sucesso, especialmente em eventos. A marca está direcionada em mulheres da classe B.

Truck Constance leva coleção itinerante Credits: Marta De Divitiis/FashionUnited

Roupas femininas e infantis em expansão por meio de franquias

A diretora de marca da Veste, responsável pela Dudalina, Renata Viacava falou que a Dudalina iniciou as franquias em 2010 (a marca tem mais de 60 anos) e depois de adquirida pela Veste S.A. remodelou as lojas em seu projeto arquitetônico, sendo que hoje, 18 das 38 lojas próprias já tem esse novo formato, que tem retorno muito bom. O ano passado havia 4 franquias e hoje são 12, sendo de 6 foram abertas em 2025. “Nossa meta é chegar a 2026 com 30 lojas e já temos 27 delas mapeadas, com abertura de mais 12 lojas até o final do ano”, explica Renata. “Nosso interesse é que nossos franqueados sejam longevos e para tanto, oferecemos todo nossa expertise acompanhando cada um”. Segundo a executiva o mais importante é levar e divulgar a cultura da marca. A rentabilidade é de 12 por cento.

A Milon, marca infantil Premium do Grupo Kyly, participou da ABF Franchising Expo 2025 com foco na expansão em São Paulo e no fortalecimento da marca no setor de vestuário infantil. A feira proporcionou grande visibilidade, posicionando a Milon como referência no segmento e atraindo investidores qualificados. A expectativa é fechar cinco contratos no pós-evento, refletindo as oportunidades geradas durante a exposição.

Detalhe do estande Dudalina Credits: Marta De Divitiis/FashionUnited

Bijuterias e acessórios marcam presença

Adriano Magalhães, country manager da Todomoda, de acessórios femininos (pertencentes ao grupo argentino Blue Star), chegou no Brasil em 2019 inicialmente com lojas próprias, mas no país, o modelo foi reajustado para franquias, mais condizente com o mercado local. “Aqui, com a Morana, entramos em sinergia, uma vez que eles pretendem se expandir para o mercado internacional, onde somos líderes e, nós queremos nos consolidar no mercado brasileiro, onde a Morana é referência. Assim formamos uma Joint Venture do grupo Blue Star e a Morana”, explicou o executivo. “Aqui temos 10 lojas já abertas da Todomoda e estamos abrindo mais três lojas e contamos ainda com todo o território nacional para nos expandir”, disse.

A Lebriju, fundada em 2016 por empresários de importação, teve sua primeira loja aberta no Shopping Pátio Paulista, sendo um sucesso imediato. Shirleine Diniz, executiva de expansão de franquias da Lebriju conta que em 2021, após pilotar 10 lojas próprias em shoppings diversos, iniciou-se o franqueamento da marca. “Nossa consumidora é 35+, classe A e B e apaixonada por moda.” De acordo com Shirleine há 20 lojas franquiadas, em seis estados brasileiros. A meta é fechar o ano de 2025 com mais cinco a oito unidades e a lucratividade gira em torno de 12 a 15 por cento.

Quiosque Lebriju Credits: cortesia Lebriju

Setor óptico conta com loja em container

O Mercadão dos Óculos, franquia de óculos de grau e de sol, hoje conta, de acordo com o analista de Investimentos Victor Ferreira, estão há 10 anos com franqueamento, sendo que em todo o território nacional contam com 600 lojas ativas, com rentabilidade de 15 a 25 por cento. O objetivo é atender o público B e C e o foco é de marca própria. “No último ano houve um crescimento de 15 por cento e nosso crescimento é expressivo, especialmente pós pandemia”, disse. A marca está entrando com um novo tipo de loja, chamada Smart, num container, cujo objetivo é poder estar em locais como postos de combustíveis, supermercados, lugares diferentes.

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O franchising brasileiro responde por mais de 2 por cento do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Em resumo
  • A ABF Expo 2025, uma das maiores feiras de franquias do mundo, sediou 403 marcas expositoras em diversos segmentos, demonstrando um faturamento significativo e geração de empregos no setor.
  • O setor de franquias de moda apresentou um crescimento notável, com um aumento de 9,9% em relação ao ano anterior, impulsionado por marcas de roupas, calçados e acessórios que buscam expansão através de franquias.
  • Diversas marcas, como Dudalina, Milon, Todomoda e Lebriju, estão expandindo suas operações através de franquias, adaptando seus modelos de negócios e focando na experiência do consumidor para garantir o sucesso e a longevidade de seus franqueados.
ABF
ABF Expo 2025
Acessórios
franquias
Moda Feminina
Moda Infantil