Calçadistas brasileiros na Expo Riva Schuh projetam vendas de 21 milhões de dólares
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A 103ª edição da Expo Riva Schuh, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de junho, em Riva del Garda (na província de Trento) contou com a participação de 42 marcas brasileiras, apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor mantido pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - em parceria com a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Segundo relatório da Abicalçados durante a feira foram vendidos mais de 497 mil pares, representando mais de 6 milhões de dólares. Já as vendas para os próximos meses, em negociações iniciadas no evento, devem chegar a 15,77 milhões de dólares, somando um total de 21,77 milhões de dólares em negócios.
Paola Pontin, coordenadora de Negócios da Abicalçados, conta que a participação foi bastante efetiva. “Embora com um fluxo de visitação menor do que em edições anteriores, a feira foi visitada por compradores que realmente estavam focados em negócios. Além dos visitantes pré-agendados com as empresas, tivemos abertura de novos clientes”, destaca num comunicado de imprensa. Segundo ela, também chamou a atenção a grande procura de compradores internacionais interessados em visitar a próxima edição da Bfshow, em novembro. “Grandes players nos procuraram para saber mais informações sobre a nossa feira e poder organizar a agenda para a visitação em novembro, em São Paulo/SP”, detalha.
Expositores comentam resultados da feira
Silvana Silveira, gerente de Exportação da Pampili (marca de calçados e acessórios femininos infanto-juvenis), ressalta que a Expo Riva Schuh é uma feira que “sempre surpreende” com novos e importantes contatos. Nesta edição, esses contatos ficaram por conta de compradores dos Estados Unidos e Canadá, o que, na conjuntura atual, é muito relevante para a empresa. “Também tivemos o retorno de clientes da Arábia Saudita e Chipre, além da retomada e manutenção de outros mercados”, conta. Segundo ela, a continuidade da participação na feira é fundamental para a manutenção e o aumento da visibilidade da marca no mercado internacional, em especial no europeu.
Para o gerente de Exportação da Boaonda (marca gaúcha), Israel Reis, a mostra proporcionou a manutenção de clientes importantes no mercado internacional. “Esta feira tem um papel muito importante na estratégia de consolidação no mercado, em especial no Oriente Médio, Europa e Ásia”, avalia Reis, destacando que essa possibilidade só acontece por “estar presente no evento”. “A mostra traz um grande número de distribuidores, principalmente da Itália. Essa proximidade é fundamental para as nossas exportações”, conclui no mesmo comunicado.
Participando da Expo Riva Schuh há mais de oito anos, a Democrata (de calçados masculinos e femininos) também ficou satisfeita com a abertura de novas oportunidades durante o evento. “Aqui, sempre tivemos o objetivo de abrir novos mercados e novos canais para a manutenção. Neste contexto, tivemos uma boa participação”, diz Anderson Melo, gerente de exportação da calçadista. Nos quatro dias de evento, ele reporta grande visitação, em especial de compradores do Leste Europeu, do Líbano e da América do Sul.
A Piccadilly (de calçados femininos, com 70 anos de existência) estava satisfeita não somente com a visitação, mas com a efetivação de negócios. De acordo com representantes da marca, tiraram pedidos muito importantes com clientes antigos e novos. Durante os quatro dias reportaram visitas de Singapura, Tanzânia, Portugal, Israel, Canadá, República Tcheca, Coreia do Sul, Líbia, entre outros países.
Na sua 103ª edição, a Expo Riva Schuh contou com mais de 1,1 mil marcas expositoras de 40 países, entre eles o Brasil. A visitação, estimada em mais de 12 mil compradores, foi proveniente de aproximadamente 100 países, em especial da Europa, que representou 80 por cento dos visitantes.
- A 103ª edição da Expo Riva Schuh contou com a participação de 42 marcas brasileiras, apoiadas pelo programa Brazilian Footwear.
- As marcas brasileiras venderam mais de 497 mil pares de calçados, representando mais de 6 milhões de dólares, com expectativas de vendas futuras de 15,77 milhões de dólares.
- Expositores como Pampili, Boaonda, Democrata e Piccadilly expressaram satisfação com a feira, destacando a abertura de novos mercados e a manutenção de clientes importantes.