Couromoda 2020 abre em clima otimista
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A 47ª edição da Couromoda, feira de calçados e artigos de couro, uma das maiores da América Latina, teve início ontem, dia 13 de janeiro, no ExpoCenter Norte em São Paulo. A abertura, que contou com a presença de políticos - o governador de S.Paulo e o do Rio Grande do Sul, estados que contam com indústrias calçadistas, além de representantes das entidades setoriais, já mostrou o otimismo que o segmento tem sentido em relação ao mercado.
Francisco Santos, presidente da Couromoda, comemorou com os representantes das entidades presentes: Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados; Sindicalçados Jaú; Sindifranca, entre outros, a diminuição da alíquota de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (de 11 por cento para 4 por cento no RS e de 7 percentuais para 3,5 em SP.) “Diversos sinais nos permitem vislumbrar um ano promissor, como a retomada do consumo na Black Friday e no Natal, animando o varejo garantindo uma boa visitação na feira”, avaliou Francisco na cerimônia de abertura.
No primeiro dia de evento o que se viu foram estandes lotados de lojistas e marcas comemorando boas vendas, desde as maiores, como o grupo Arezzo (que conta ainda com as marcas Schutz, Ana Capri, Fiever e Alme) e o grupo Paquetá (participando com as marcas Dumont e Capodarte), até as masculinas como a Viccini e a feminina Marina Mello, cuja estilista, Ina Rocha contou que a feira teve um excelente primeiro dia, atendendo até mesmo depois da hora de fechamento. “Do ano passado para cá percebemos que houve um aumento significativo de clientes dentro da feira e esse primeiro dia confirmou nossas expectativas,” falou ao FashionUnited.
Vale lembrar que o estado do Rio Grande do Sul é líder na exportação de calçados, emprega 90 mil pessoas e gera receitas da ordem de 444 milhões de dólares. São Paulo é o quarto produtor do segmento e busca um lugar mais à frente, com crescimento previsto de 2,5 por cento durante o ano.
A edição 2020 da Couromoda reúne nos três dias de evento marcas do mercado calçadista nacional e compradores estrangeiros de centros de consumo como Estados Unidos e América Latina. A feira é reconhecida por fortalecer e fomentar informação e negócios entre varejo e lojistas, além de gerar negócios que correspondem a 35% do movimento anual do setor calçadista, segundo o release de divulgação.
Foto: Fabio Mendes/E6 Imagens