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DFB Festival encerra reforçando o valor da moda autoral

By Marta De Divitiis

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Feiras|In Pictures
Sala de desfiles Credits: Eduardo Maranhão

Entre os dias 14 e 17 de maio, o Centro de Eventos Ceará, em Fortaleza recebeu o DFB Festival, em sua edição 2025. Tendo Claudio Silveira como idealizador e diretor do evento e Helena Silveira como diretora executiva, o festival reuniu designers e marcas autorais, em desfiles, palestras e rodas de conversa, estandes e exposição com marcas de moda e decoração, com a proposta de uma reflexão sobre os caminhos da criação a partir da integração entre tradição, inovação e identidade local.

Lustres de palha na exposição de decoração Credits: Marta De Divitiis/FashionUnited

Claudio, na abertura do evento, destacou o papel do festival como uma plataforma de visibilidade para a moda cearense. “Celebramos aqui a energia criativa do nosso povo, que tornou Fortaleza sinônimo de design, cidade que respira criatividade e inovação (a cidade ganhou a chancela de Cidade Criativa do Design pela Unesco - nota da editora). Muito disso é possível graças à atuação conjunta da sociedade civil e do poder público”, ressaltou. Entre os presentes, autoridades governamentais de Cultura e Turismo, assim como representantes de empresas apoiadoras do festival, que teve como tema “Inteligência Autoral”.

Bolsas de couro e palha, em estande de acessórios Credits: Marta De Divitiis/FashionUnited

Concurso dos Novos

Por meio do Concurso dos Novos, o DFB Festival contou com os desfiles de alunos de diversas instituições de ensino que disputaram um prêmio de 20 mil reais. Os participantes foram: Unifor (Ceará), UFCA (Ceará), IFRN (Rio Grande do Norte), Senai RN (Rio Grande do Norte), Unipê (Paraíba), Unama (Pará), UFMG (Minas Gerais) e UCS (Rio Grande do Sul).

Os três primeiros colocados foram a UCS – Universidade de Caxias do Sul (RS), que ficou com o prêmio de 20 mil reais, seguidos da Unama – Universidade do Amazonas (PA) e a Unipê – Centro Universitário (PB).

Look da coleção da UCS, que ficou em primeiro lugar no Concurso dos Novos Credits: Eduardo Maranhão
Vestido de patchwork de material holográfico no look Unama, segundo lugar no Concurso dos Novos Credits: Eduardo Maranhão
Mix de materiais no vestido e capa do desfile da Unipê, terceiro lugar no Concurso dos Novos Credits: Eduardo Maranhão

Rendas, Upcycling, Handmade e Modelagens Sofisticadas

Patchwork de rendas, no vestido e jaqueta Melk Zda Credits: Eduardo Maranhão
O vestido Catarina Mina tem inserções de renda formando desenhos geométricos Credits: Eduardo Maranhão
Top de renda colorida, bolsa de palha e bermuda de alfaiataria na 100% Ceart Credits: Eduardo Maranhão
Blusa assimétrica em renda com pantalona de alfaiataria da marca Almerinda Maria Credits: Eduardo Maranhão
Jonhson Alves trabalhou babados e transparências em vestido Credits: Eduardo Maranhão
Vestido de rolotês aplicados na marca Hand Lace Credits: Eduardo Maranhão
Lindenbergue apostou nas illustrações inspiradas em quadros de Egon Schiele Credits: Eduardo Maranhão
Top de rodas de crochê imitando a estampa da saia em Oco Club Credits: Eduardo Maranhão
Peça de alfaiataria usada com top em macramê, de Vitor Cunha Credits: Eduardo Maranhão
Vestido fluido, com estampa em tonalidades quentes, de Marina Bitu Credits: Eduardo Maranhão
Animal print, renda e bordados no look de George Azevedo Credits: Eduardo Maranhão
Calça ampla e camisa desenvolvidos a partir de resíduos de denim da marca Creations Lil Credits: Eduardo Maranhão
David Lee utilizou panos de prato para desenvolver camisas e blusas, debruados em crochê Credits: Eduardo Maranhão
Almir França desenvolveu coleção com resíduos de uniformes da empresa de energia Enel, que apoia o evento Credits: Eduardo Maranhão
Modelagem bem feita na calça e blusa com bolsos funcionais, de Bruno Olly Credits: Eduardo Maranhão
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