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Edição de estréia Brazilian Footwear Show tem adesão maciça

By Marta De Divitiis

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Feiras

Foto: cortesia Abicalçados

Marcada para acontecer entre os dias 21 e 23 de novembro, a Bfshow - Brazilian Footwear Show - realizada pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - em parceria com a NürnbergMesse Brasil, na Fiergs - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, já conta com 85 por cento dos espaços ocupados. As empresas que irão participar têm todos os portes e vêm dos vários polos produtivos do Brasil.

A expectativa é que a Bfshow venha a ser um marco para a indústria calçadista brasileira, que a partir de agora, a exemplo de outros países terá uma feira própria. “Será um evento feito pela indústria para o varejo, abrangendo todas as demandas e anseios do mercado, que busca uma mostra com otimização de custos, transparente e focada em negócios”, destaca o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, no release de divulgação.

Ferreira explica que a nova feira foi uma demanda dos próprios empresários, que ganhou força a partir de 2020. “Antes de lançarmos oficialmente a Bfshow ouvimos, além das indústrias, os lojistas brasileiros sobre a percepção das feiras físicas em um cenário pós-pandemia. Foi a partir dos resultados dessa pesquisa que colocamos em prática a feira”, recorda o dirigente. “O setor aderiu à ideia de ter uma feira democrática, realizada e gerida pelas indústrias de calçados. Além de otimizar recursos, será um evento focado em negócios e extremamente transparente, inclusive com auditorias em relação aos números apresentados”, comenta.

O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, projeta uma feira pujante e com efetivação de negócios. “Estamos animados! A chancela da Abicalçados, por si só, aponta para a força da feira, otimizando recursos e gerando retornos mais expressivos para os expositores. A expectativa para a primeira edição da BFSHOW é muito boa, principalmente pelo que podemos sentir nos polos calçadistas que visitamos ao longo do ano passado”, avalia o executivo.

Setor vê oportunidade de crescimento de vendas

Com expectativa de crescimento de 1,6 por cento na produção, a indústria calçadista brasileira enxerga no evento uma oportunidade de expandir as vendas tanto no mercado doméstico quanto internacional. “As exportações, que foram alavanca do crescimento de aproximadamente 3 por cento no ano passado, devem perder espaço para o mercado interno ao longo de 2023, mas serão igualmente importantes para o resultado global, já que hoje 15 por cento do que produzimos é enviado para o exterior”, informa Ferreira.

A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 15 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.

A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65 por cento do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas.

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