FebraTêxtil 2025 reforça a importância do segmento no Brasil
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A feira que terminou ontem (20), no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, na capital paulista, se posicionou como o único evento que integra todo o ecossistema de insumos e soluções para a indústria têxtil e de confecção, buscando resgatar a importância das grandes feiras que o Brasil já teve em décadas passadas, como a extinta Fenit.
Organizada pelo Febratex Group, proporcionou espaço para a apresentação de tecnologias, matérias-primas e soluções que visam transformar o setor produtivo têxtil. Com mais de 11 mil visitantes durante os três dias de feira, provenientes de todo o Brasil e de mercados internacionais, a FebraTêxtil voltou (teve edições antes da pandemia) como evento-chave da indústria em São Paulo e o único dedicado exclusivamente a insumos e soluções têxteis.
Destacando a relevância da FebraTêxtil 2025, a Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção reforçou o crescimento expressivo do setor no Brasil. Em 2024, a indústria criou mais de 30 mil novos postos de trabalho e registrou um aumento de 4% na produção têxtil e de 3,8% no vestuário. Além disso, 42% das empresas já estão planejando investir em tecnologia e automação em 2025, apontando para um futuro promissor.
“A FebraTêxtil 2025 foi realizada em São Paulo, Estado “hub” de negócios que é o maior produtor de têxteis e confeccionados do país, portanto uma feira de São Paulo para o Brasil e o mundo. Apresentamos as expectativas do setor, debatendo as taxações e a igualdade tributária necessária, visando uma concorrência justa e leal. O nosso objetivo é fazer com que, em três ou quatro anos, o evento seja fantasticamente maior”, afirmou Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Abit durante coletiva de imprensa.
Fortalecimento da cadeia têxtil nacional
O presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo Madeira, falou com exclusividade para o FashionUnited Brasil. “É muito importante que a gente fortaleça esse nosso mercado, porque hoje o Brasil ocupa o quarto lugar na indústria têxtil mundial e o quinto em confecção. E não contamos com nenhum evento referência, que mostre para a América e o mundo, o que somos. No momento que estamos realizando a FebraTêxtil, que será anual, com informações de tendências em tecnologia e insumos; o próprio profissional do segmento está se dando conta que se estivermos fortalecidos vamos evitar a concorrência aqui dentro do Brasil,” disse. O executivo contou que a iniciativa de voltar a realizar a feira se deu a partir da solicitação que o Febratex Group recebeu de grupos estrangeiros querendo realizar feiras têxteis no país. Assim, obteve o apoio das entidades nacionais como a Abit e regionais como o Sinditêxtil-SP.
Palestras e desfiles
A feira contou com painéis e palestras, como o espaço Arena do Conhecimento e “Talks”, que abordaram inovações e o futuro do mercado têxtil. Outro destaque da programação foi o Brasil Fashion Designers, um concurso que homenageou Vivi Haydu e valorizou jovens designers. O evento ocorreu em duas etapas: a primeira, no primeiro dia da feira, com desfile e avaliação do júri técnico, e a segunda, no encerramento, com a escolha do look vencedor por voto popular. A vencedora do júri técnico foi Mariana Rossetto, que trouxe inclusive uma modelo muito parecida fisicamente com Vivi Haydu. O voto do júri popular elegeu o projeto de Douglas Lopes como o que mais se identificou com o estilo e a vida de Vivi.
Quase todas as tecelagens presentes, assim como os fabricantes de aviamentos realizaram desfiles mostrando as possibilidades estilísticas de seus produtos. Houve também um desfile e exposição de moda inclusiva.
Ricardo Gomes, Gerente de Novos Projetos do Febratex Group, ressaltou a importância da visibilidade. "Os desfiles vão além de revelar talentos, eles também elevam a percepção dos produtos e enaltecem o trabalho técnico dos expositores, garantindo mais projeção na passarela. São uma poderosa vitrine de divulgação e um grande atrativo para o público, que tem participado de forma cada vez mais engajada", destacou no release de divulgação.
Não tecidos tem espaço especial
Os não tecidos também se destacaram na feira, com um espaço dedicado a esses materiais amplamente utilizados em setores como saúde e construção civil. Além disso, o Fashion Revolution Brasil, o grande movimento ativista de moda do mundo, marcou presença com o lançamento do livro digital gratuito "Cânhamo é Revolução".
O diretor do Febratex Group, Hélvio Madeira Jr., destacou o enorme sucesso da feira, enfatizando que FebraTêxtil 2026 já é uma realidade. Ele ressaltou que o êxito desta edição reflete o compromisso do grupo com o fortalecimento da indústria têxtil. "Estamos não apenas fortalecendo este ecossistema, mas também impulsionando o crescimento do setor, o que demonstra nosso empenho em promover a evolução contínua da indústria têxtil", afirmou no mesmo informativo.
Sustentabilidade e iniciativas sociais
Entre os expositores a sustentabilidade tecnológica foi um tema de destaque, com várias empresas apresentando soluções inovadoras, como a Dini Têxtil, que focou na reciclagem de PET e resíduos têxteis, e a Saltorelli, que trouxe o Eco Denim e práticas de reuso de água. A Vicunha mostrou o uso de algodão regenerativo e a CTM Fios destacou fios reciclados, reafirmando o compromisso da indústria com práticas ambientais responsáveis.
Outro destaque foi a participação do Fundo Social de São Paulo, que apresentou seus programas de qualificação profissional, com ênfase em cursos voltados para a moda. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego e inclusão social no setor têxtil.
A edição da FebraTêxtil 2026 já está confirmada e promete trazer ainda mais inovações, tecnologia e tendências para o segmento.