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Francal e Ablac se associam para impulsionar cenário calçadista

By Marta De Divitiis

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Feiras

A parceria anunciada essa semana entre a promotora de feiras Francal e a Ablac (Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados) promete dar novo fôlego ao mercado calçadista. Por meio do projeto Francal Ablac Show haverá a promoção de vários eventos, além da criação do Conselho Permanente do Calçado, com foco no consumidor e integrado às associações e a profissionais do segmento, os quais serão convidados a buscar soluções para problemas comuns, boas práticas e desenvolvimento de cadeias.

A primeira ação do projeto é a formação de um grupo de lojistas que irá visitar a NRF - Retail’s Big Show & Expo 2020, de 12 a 14 de janeiro de 2020 em Nova Iorque, EUA. A expectativa é de participação de aproximadamente 40 dirigentes de redes de varejo, empresários e fabricantes. Já em fevereiro haverá o pós-NRF com a apresentação das principais tendências do varejo e insights captados durante o evento. Estão previstas também duas rodadas de negócios regionais aproximando redes de lojas com os polos calçadistas.

Francal Ablac Show terá duas edições entre junho e agosto de 2020

Entre os dias 1 e 3 de junho de 2020 será realizada a 52a edição da Francal, agora Francal Ablac Show, no Expo Center Norte em São Paulo, com os lançamentos da primavera-verão 2020-21. Na segunda quinzena de agosto haverá também uma novidade: a Francal Ablac Show Alto Verão, no mesmo local, com lançamentos e workshops.

O anúncio da parceria contou com a presença de empresários do setor e também dirigentes das principais associações: Abicalçados (Associação Brasileira das Indústria de Calçados); Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos); Abrecal (Associação Brasileira dos Representantes de Calçados) e CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil).

"Queremos fortalecer ainda mais nosso papel de fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia de calçados, bolsas e acessórios de moda, gerar negócios entre a indústria brasileira e o varejo nacional e internacional e firmar a Francal como a principal plataforma de conexão com o varejo”, explica Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras.

Para o presidente da Ablac, Marcone Tavares, a data marca o início de uma nova etapa do setor, que demanda novas ações para enfrentar as dificuldades conhecidas. "Há vários anos consecutivos o segmento registra resultados negativos pela falta de comunicação entre indústria, varejo e serviços. Vamos transformar esta realidade em conjunto”, afirmou Tavares na abertura da cerimônia.

Ainda de acordo com Tavares o varejo de calçados registrou queda de 7,2 por cento no faturamento em 2018, em relação a 2017, enquanto outros segmentos, como farmacêutico e e-commerce, cresceram 13 por cento e 11 por cento, respectivamente, o que indica a necessidade de reinventar-se para a retomada do crescimento. “A parceria com a Francal vai dar origem a inovações importantes e formas atrativas de atender ao novo consumidor, um dos grandes desafios que se impõem atualmente”, disse o executivo.

Um amplo trabalho de comunicação, que se iniciou com a apresentação em São Paulo, vai divulgar a Francal Ablac Show em todo o Brasil nos próximos meses. Tanto dirigentes da Francal quanto da Ablac estarão diretamente envolvidos em um conjunto de ações estratégicas que vai apresentar o novo conceito a fabricantes e lojistas visando assegurar sua presença em São Paulo e nos eventos regionais.

Fotos: Cortesia da Francal Feiras

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