Inspiramais fecha edição virtual com sucesso
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O Inspiramais - Salão de Design de Materiais para a Moda - realizou entre os dias 25 e 27 de agosto a sua primeira edição totalmente virtual devido à pandemia de COVID-19. De acordo com a organização, durante esses três dias os 150 estandes digitais receberam aproximadamente 40 mil visitas gerando 3 mil agendamentos de negócios. Foram 31 palestras, projetos de pesquisas, rodadas de negócios e cartelas de cores que tiveram destaque durante a programação, segundo o release de divulgação.
“Foi uma experiência incrível entrar virtualmente em um Salão de Design e Inovação e participar de um tour*, *conhecer as referências mundiais, centenas de lançamentos, projetos inovadores, agendar rodadas de negócios nacionais e internacionais, assistir palestras, contato com diversas empresas. Não há fronteiras, nem distâncias. O mundo todo passou por aqui”, disse Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes de Couros, Calçados e Artefatos, que organiza o evento.
Segundo Fernando Pimentel, presidente da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - o formato online amplia o público e reduz custos, facilitando a interação entre empresas brasileiras e internacionais. “Esse é o melhor caminho para mantermos os negócios em funcionamento, no momento presente,”disse.
Palestra de Walter Rodrigues aponta os próximos passos da moda
Coordenador do núcleo de design da Assintecal, Walter Rodrigues realizou palestra e visitas guiadas durante o evento, apontando tendências e chamando a atenção para os diversos lançamento propostos pelos expositores.
De acordo com Rodrigues uma tendência que desponta diz respeito aos consumidores ativando seus padrões de consumo, buscando marcas mais tradicionais. A moda sustentável já havia sido prevista anteriormente e daqui para a frente ganha importância fundamental, assim como a transparência das empresas. Além disso o isolamento levou a uma reflexão sobre a natureza. Tudo isso se traduz em materiais naturais, ressignificados, reutilizados e também aqueles que trazem conforto como os dublados com espuma.
Entre as tendências que estão se firmando, a busca e compartilhamento de sentimentos entre as pessoas, a robótica e um olhar para os anos 60 pode ser observado em desenhos de listras, prateados e solados que nos remetem às Moon Boots, assim como modulares que se observavam nas criações de Paco Rabanne.
Já entre as tendências que estão consolidadas, observa-se os tecidos adamascados, o denim estampado, correntes em acessórios, peles naturais e efeitos de modelagem. No animal print as zebras surgem com mais ênfase ao lado de leopardos e tigres. O coordenador aludiu também à mistura de animal print com xadrezes.
A sustentabilidade é o novo padrão de qualidade e suas práticas não podem ser somente modelo de marketing
Outro ponto interessante foi que Rodrigues atentou para o uso de materiais que os fabricantes já têm em estoque, criando novos tecidos por meio de sobras, o que valoriza ainda mais a marca.
Os orgânicos e reciclados, as possibilidades de customização, os aglutinados e franjados foram temas também abordados entre os materiais, seguidos sempre de uma cartela de cores.
De acordo com o consultor o mercado tem oferecido uma série de possibilidades e oportunidades, com materiais os mais variados, dos mais rústicos aos sofisticados e tecnológicos.
Projeto Comprador - momento de negócios
Rodadas de negócios entre empresas brasileiras de insumos e indústrias brasileiras e internacionais de moda fizeram parte do projeto. Ao todo 300 rodadas de negócios internacionais foram realizadas com empresas argentinas, colombianas, peruanas, equatorianas, mexicanas, estadounidenses e bolivianas.
Para Maristela Cusin Longhi, presidente da Abimóvel - Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário - o trabalho realizado pela área de inteligência e comercial, o material resultante da pesquisa e dos estudos, dos aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento do consumidor no mundo são uma importante fonte de consulta também para o setor moveleiro. "O nosso objetivo é a integração e a entre as cadeias e os seus elos, possibilitando uma maior conexão entre as indústrias de móveis e a moda, através da utilização de materiais diversos, design e inovação. As pesquisas, insumos, ações apresentadas e a aliança entre setores trazem novas perspectivas e um novo olhar para a indústria”, disse.
“Esta edição não é só uma plataforma, é uma mudança de comportamento de encararmos o futuro tecnológico. O futuro da indústria é híbrido e a está redesenhando. A Moda já vinha flertando com este caminho virtual há bastante tempo. A pandemia só acelerou o processo. O modelo digital fascina. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora tivemos a chance de ampliar isso para 10 mil visitantes,”disse Walter Rodrigues.
Preview do Couro
O Preview do Couro apresentou amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias. O projeto se propões a encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.
Vale dizer que no site do evento a palestra de Walter Rodrigues ficará disponível durante 30 dias.
Fotos: cortesia Inspiramais/ Zé Roberto Muniz (Walter Rodrigues)