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Inspiramais projeta 76 milhões de reais em negócios

By Marta De Divitiis

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Visitantes conferindo materiais Credits: cortesia Assintecal

A 29ª edição do Inspiramais, que se encerrou dia 24 de janeiro, no Centro de Eventos FIERGS em Porto Alegre (RS), teve o lançamento de mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias. O resultado para os 150 expositores foi extremamente positivo. Somente em negócios internacionais, realizados por meio do Projeto Comprador, promovido pelo Brazilian Materials, foram mais de 3,5 milhões de dólares em negócios in loco e mais de 12 milhões de dólares em vendas delineadas no evento. No total, foram mais de 15,5 milhões de dólares, o equivalente a 76,4 milhões de reais, em exportações geradas pela mostra. Nos dois dias, o salão recebeu uma visitação que superou em 30 por cento à da edição passada, alcançando mais de 8 mil pessoas.

Silvana Dilly, superintendente da Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, avalia o salto qualitativo nesta edição. “Tivemos uma visitação muito qualificada, além de uma intensa agenda política, com representantes dos poderes executivo e legislativo estadual e federal. Logo na abertura do evento, recebemos o CEO da Arezzo & Co, Alexandre Birman, que ressaltou a importância do salão no lançamento de materiais de moda. Demos um salto de representatividade”, destaca no release de divulgação. Segundo ela, também foi notável a visitação internacional de compradores dos principais mercados da América Latina e Europa, além de importantes "players" dos maiores polos produtores de calçados do País.

Visitantes conferindo os lançamentos Credits: cortesia Assintecal

Maior visitação e recordes de vendas

Entre os expositores a satisfação foi latente, como a Cipatex, empresa de Cerquilho, em São Paulo, que apontou um crescimento de 300 por cento nos negócios realizados, em relação à edição anterior. De acordo com Rafael Bonvicini, gerente de marketing e produto da empresa, recebeu clientes dos polos de Birigui/SP, Franca/SP e Nova Serrana/MG, além de compradores internacionais da Argentina, Equador, México, Portugal e República Dominicana.

A Romeu Couros, da capital paulista, que opera em parceria com a Leather Labs, foi outra expositora satisfeita. O diretor Maurício Saragiotto destacou o volume de visitações. “O segundo semestre começa aqui, no Inspiramais. É a partir daqui que iniciamos as vendas para a segunda parte do ano. O indicativo visto aqui é positivo”, disse Saragiotto no release de divulgação, acrescentando que o grupo recebeu visitação de clientes do Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. “De todas as edições que participamos no Rio Grande do Sul, foi a que mais recebemos clientes de São Paulo. O fato indica o crescimento do salão”, conclui. Além de compradores nacionais, a empresa recebeu importadores da Colômbia, Chile e México.

O Projeto Comprador Inspiramais, realizado por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a Apexbrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, recebeu 22 grupos internacionais da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru, Portugal e República Dominicana que, juntos, produzem mais de 20 milhões de pares de calçados por ano, sendo, portanto, importantes clientes para os fabricantes de componentes.

Salão de negócios Credits: cortesia Assintecal

Sustentabilidade em pauta

A sustentabilidade, nos seus pilares econômico, social e ambiental, é um dos principais focos de atuação do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Pesquisa divulgada pelo órgão, no ano passado, aponta que 75 percentuais das micro e pequenas empresas brasileiras já adotam práticas sustentáveis para reduzir os impactos dos seus negócios no meio ambiente. Embora seja um dado positivo, o Sebrae entende que precisa seguir apoiando iniciativas que fortaleçam as ações já existentes e criem outras. Uma dessas iniciativas é o Inspiramais.

A gestora Nacional de Moda do Sebrae, Kamila Merle chama a atenção para o avanço da cadeia produtiva da moda, em especial dos pequenos negócios, na área de sustentabilidade. “No Inspiramais podemos perceber o resultado do trabalho do Sebrae realizado em conjunto com a Assintecal com o objetivo de fortalecer iniciativas de sustentabilidade no setor. No salão, vimos uma variedade de materiais sustentáveis e pesquisas de comportamento e de mercado que embasam a necessidade da prática para a manutenção da competitividade das micro e pequenas empresas de moda do país”, explica no informe. Segundo ela, foram destaques do evento o conteúdo promovido em apresentações na Arena de Inovação, muitos deles trazendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social como pauta, e o espaço do Hub Conexão Criativa, que apresentou trabalhos inovadores e sustentáveis de mais de 30 micro e pequenas empresas brasileiras.

A 29ª edição do INSPIRAMAIS foi uma promoção da Assintecal em parceria com o CICB - Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e Abimóvel - Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário. A realização foi do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae Nacional.

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