Maquintex+ Signs N/NE + Pack&Graph movimentam 600 milhões de reais
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Entre os dias 23 e 25 de setembro Fortaleza (CE) recebeu as feiras Maquintex + Signs Norte|Nordeste + Pack&Graph, realizadas pelo Febratex Group. Os três eventos foram simultâneos no Centro de Eventos do Ceará e receberam mais de 15 mil visitantes ao longo dos dias, consolidando o polo nordestino como um dos mais promissores mercados para a indústria têxtil, de comunicação visual e de embalagens.
Ao todo, foram 200 expositores vindos de diferentes regiões do Brasil, que trouxeram novidades em máquinas, equipamentos, insumos e soluções inovadoras para os setores. O resultado foi positivo, gerando uma movimentação de 600 milhões de reais e evidenciando a força de negócios que o evento gera. O Grupo 4all, por exemplo, destacou que obteve a venda de 10 máquinas ao longo de três dias de Maquintex e, segundo eles, o pós-feira vem rendendo mais frutos.
Palestras e encontros abordaram conteúdos de inovação
Além da geração de negócios, o público também teve acesso a uma intensa programação de conteúdo. Entre palestras e rodas de conversa foram 49 espaços de discussão que abordaram temas como inteligência artificial, indústria 4.0, empreendedorismo, finanças, tecnologia, inovação e tendências de mercado.
Entre os destaques, esteve o talk show “Marcas Cearenses – Juntas pelo impacto positivo. O futuro do Jeans Sustentável e desejável”, promovido pelo espaço Denim Meeting Eco, e contou com a participação de quatro representantes de marcas regionais, entre elas a diretora criativa da TLF Jeans, Thicy Lemos. A palestra promoveu reflexões sobre os caminhos da moda responsável e o papel das marcas em um mercado cada vez mais consciente.
“Acreditamos que a moda tem o poder de transformar realidades. Estar no Denim Meeting é uma forma de reafirmar nosso propósito de criar peças desejáveis, mas que também carreguem respeito ao meio ambiente e às pessoas envolvidas em todos os processos”, destacou a empresária num comunicado.
Podcast diário ofereceu mais espaço aos expositores
Uma das novidades desta edição foi a realização, pela primeira vez no Ceará, de um podcast ao vivo diretamente da feira, transmitido pelo Instagram da Febratex. No espaço, diversos expositores compartilharam suas experiências, apresentaram soluções e debateram os impactos da tecnologia, inovação e design nos setores representados.
O podcast recebeu, por exemplo, Airton Bruno, organizador do Festival Olhares, evento que acontece em dezembro em Fortaleza e discute a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao lado das modelos e influenciadoras Alice e Livinha, que abordam causas atípicas na internet, Airton destacou a relevância de dar visibilidade a iniciativas inclusivas.
“Foi uma grande oportunidade participar do podcast no estande da Febratex e são momentos como esse que mostram a força de iniciativas na busca de um mercado de trabalho mais inclusivo, valorizando talentos e transformando realidades”, afirmou Airton Bruno no informe.
“Encerramos esta edição com a certeza de que cumprimos nosso objetivo: conectar pessoas, gerar negócios e promover conhecimento para os setores têxtil, de comunicação visual e embalagens. Receber mais de 15 mil visitantes em Fortaleza é a prova da força do mercado nordestino e do interesse por inovação e tecnologia. O resultado nos motiva a seguir investindo em experiências cada vez mais completas e transformadoras, já com grandes expectativas para 2027”, avaliou Hélvio Pompeo Madeira, presidente do Febratex Group.
O saldo positivo desta edição deixa as expectativas ainda maiores para o futuro. Cerca de 80 por cento das empresas presentes já assinaram a renovação de seus contratos para participar da próxima feira, que já tem data marcada: de 5 a 7 de outubro de 2027, novamente em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, desta vez no Pavilhão Leste.
- As feiras Maquintex + Signs Norte|Nordeste + Pack&Graph em Fortaleza receberam mais de 15 mil visitantes e geraram 600 milhões de reais em negócios, consolidando o Nordeste como um mercado promissor.
- O evento ofereceu uma programação intensa de conteúdo, incluindo palestras e rodas de conversa sobre temas como inteligência artificial, indústria 4.0 e moda sustentável.
- Uma novidade foi a realização de um podcast ao vivo, transmitido pelo Instagram da Febratex, onde expositores compartilharam experiências e debateram temas relevantes para os setores representados.