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Participação brasileira na Micam Milano deve gerar 30 milhões de dólares

By Marta De Divitiis

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Feiras
Entrada do pavilhão de exposição Credits: cortesia Abicalçados

76 marcas brasileiras entre calçados femininos, masculinos e infantis, apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento à exportação de calçados mantido pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, em parceria com a Apexbrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, participaram da Micam Milano, feira italiana do segmento, que ocorreu entre os dias 17 e 20 de setembro. De acordo com a assessoria de imprensa da Abicalçados, estima-se que a feira renderá aproximadamente 30 milhões de dólares aos fabricantes brasileiros. Relatório da Abicalçados aponta que, in loco, foram comercializados mais de 740 mil pares de calçados nacionais, que geraram mais de 10,3 milhões de dólares de receita.

Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados, destaca que a feira confirmou as boas expectativas e até surpreendeu algumas empresas. “O evento não somente teve grande movimentação nos primeiros dias, mas também contou com compradores qualificados”, comentou. Segundo a analista, apesar dos problemas macroeconômicos, a Europa se destacou como um grande consumidor de calçados brasileiros. “Além de europeus, as marcas brasileiras reportaram visitação de compradores do Oriente Médio, Ásia, Oceania e Américas. Foi uma Micam Milano bastante internacionalizada”, conclui no release de divulgação.

Com 1,2 mil expositores, boa parte deles internacionais de mais de 30 países, a Micam Milano recebeu aproximadamente 45 mil compradores de mais de 130 países.

Estande brasileiro Credits: cortesia Abicalçados

Novos clientes e interesse na Bfshow

Entre os expositores, marcas como a Andacco - que conta com mais de 50 anos de história, ficaram bastante satisfeitas. “Em comparação com a feira do ano passado, vendemos mais do que o dobro de calçados”, comemora o coordenador de exportações da marca, Leandro Fernandes de Oliveira no release divulgado. Segundo ele, além de clientes tradicionais, a empresa recebeu novos contatos de mercados da Austrália, Suíça, Arábia Saudita, Chile, entre outros. Com uma produção de 4 mil pares de calçados por dia, a empresa de São Sebastião do Paraíso/MG exporta aproximadamente 50 por cento dos seus produtos, especialmente para os Estados Unidos, Europa e América Latina.

A CEO da marca Guilhermina, de Sapiranga/RS, Maristela Becker Hübner, avalia a participação:“recebemos clientes antigos e novos, principalmente dos Emirados Árabes Unidos, Israel, Austrália, Itália, França, Sérvia e até mesmo Ucrânia e Rússia”, conta. A empresa está buscando distribuidores para a Europa. “Na Bfshow, em Porto Alegre/RS, receberemos um distribuidor italiano com o qual estamos negociando”, afirma Maristela. Produzindo de 800 a 1.000 pares diariamente, a Guilhermina exporta 50 por cento de sua produção de calçados femininos premium para os Estados Unidos, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos, Israel, Bélgica, África do Sul, República Dominicana, entre outros.

Pela primeira vez numa feira internacional a Kenner e a Redley, produzidas pelo grupo S2 Holding, do Rio de Janeiro/RJ, tiveram uma ótima experiência. "Tivemos um feedback extremamente positivo, com negócios fechados já na feira e outros que ficaram alinhavados e que devem ocorrer na nossa próxima mostra, a Bfshow”, avalia o diretor de exportações da empresa, Jefferson Berz. Segundo Berz, pelo menos 20 percentuais dos compradores que passaram no estande durante a mostra demonstraram interesse na Bfshow, que terá sua primeira edição na capital gaúcha em novembro. Com uma produção que totaliza 9 milhões de pares - somando Kenner e Redley, a empresa busca a meta de exportar entre 10 e 20 por cento dos seus calçados até 2028. “Para isso, as feiras internacionais são fundamentais”, conclui Berz no informe.

Estande brasileiro Credits: cortesia Abicalçados

Exposição de calçados certificados com o Origem Sustentável

No estande institucional do Brazilian Footwear a exposição de calçados produzidos por empresas certificadas pelo Origem Sustentável (única certificação de ESG para a cadeia produtiva do setor no mundo, de acordo com o programa), teve ampla visitação e atenção. No total, foram expostos produtos de nove empresas que estavam com estandes na Micam Milano - Ramarim, Bibi, Calçados Beira Rio, Grendene, Kenner, Wirth, Piccadilly, Usaflex e Pegada.

O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou 116,5 milhões de dólares para as empresas brasileiras apoiadas. A participação é gratuita.

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País.

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