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2a edição do “Brazilian Fashion Day” acontece amanhã em NY

By Marta De Divitiis

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Moda

Janine Bitecourt e Maria Laura Literio Credits: cortesia YUS

Amanhã, dia 10 de setembro, acontece em Nova York o “Brazilian Fashion Day”, fruto da iniciativa do Consulado Geral do Brasil em Nova York, em parceria com o Plano Feminino - de consultoria de diversidade - de Vivi Duarte e a YUSNY, das brasileiras Maria Laura Litterio e Janine Bitencourt. O desfile conta apenas com marcas sustentáveis e celebra a criatividade e o talento de diferentes designers brasileiras. O evento acontece na semana do New York Fashion Week e tem como foco destacar a diversidade brasileira.

“A ideia nasceu quando o Consulado do Brasil em NY criou uma plataforma chamada EMuB, Espaço da Mulher Brasileira, que conta com um rico conteúdo, inclusive sobre empreendedorismo feminino. O nosso intuito é divulgar a Moda Brasileira Sustentável e Diversa na semana do NYFW”, ressalta Janine Bitencourt, da YUS, no release de divulgação.

No “Brazilian Fashion Day” desfilam mulheres da comunidade de expatriadas em NY: nordestinas, trans, imigrantes, periféricas e empreendedoras, todas unidas pelo propósito de promover a moda sustentável pelo mundo. O evento também conta com o talento de profissionais brasileiras responsáveis pelo cabelo e maquiagem das modelos.

“A primeira edição do Brazilian Fashion Day aconteceu em fevereiro e tivemos a participação de 20 marcas brasileiras, combinadas em 10 looks na passarela. Já nessa edição, ampliamos para 40 looks, para mostrar melhor o talento das 4 designers cujo trabalho representa o que tem de mais criativo, ético e sustentável na moda brasileira atualmente”, fala Maria Laura Litterio, responsável pela curadoria do evento, no mesmo informativo.

Entre as marcas participantes estão a Isaac Silva, da ativista trans Isa Silva, com criações repletas de referências afro-brasileiras e indígenas. Já a Bela Brand leva a coleção Horizonte, produzida pela ONG Ecotece, que fortalece populações vulneráveis; a Babu Design apresenta produtos desenvolvidos a partir de resíduos industriais e feitos por mulheres em vulnerabilidade social; por último a Ventana, marca de sua moda upcycling, que dá nova vida a peças de segunda mão, sobras e materiais que seriam descartados.

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